Segmentação de mercado no ramo de agências de comunicação

Autores

  • Aléssio Bessa Sarquis Centro Universitário de Jaraguá do Sul
  • Ana Akemi Ikeda USP; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2009.36672

Palavras-chave:

Marketing de Serviços, Segmentação de Mercado, Agências de Comunicação

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir e analisar a segmentação de mercado pelas organizações de serviços. Para isso, faz um levantamento bibliográfico a respeito do assunto e apresenta como aplicação prática a segmentação das agências de comunicação. Foram investigados os seguintes assuntos: estratégia de abordagem de mercado, sistemática de identificação de segmentos, sistemática de seleção de mercados-alvo e gestão da compatibilidade entre os clientes. A coleta de dados primários foi realizada por meio de pesquisa exploratória, de cunho qualitativo. Investigaram-se oito das principais agências de comunicação do Estado de Santa Catarina. Os resultados mostram que a maioria das agências de comunicação estudadas adota segmentação e seleção de mercados, mas carece de sistemáticas de aplicação mais estruturadas e de maior esforço na implementação dessas estratégias.

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Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Segmentação de mercado no ramo de agências de comunicação . (2009). REGE Revista De Gestão, 16(2), 101-119. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2009.36672