O não reconhecido conflito societário: uma intervenção sociodramática

Autores

  • Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas Universidade Estácio de Sá; Programa de Mestrado; Administração e Desenvolvimento Empresarial
  • Heloisa Lessa Rodrigues Guenzburger Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2009.36676

Palavras-chave:

Conflito, Sócios, Técnicas de Intervenção, Sociodrama

Resumo

Este trabalho apresenta um problema administrativo de caráter estratégico envolvendo um conflito entre oito sócios proprietários de uma média empresa prestadora de serviços, constituída na cidade do Rio de Janeiro, por meio do levantamento das circunstâncias que deram origem ao conflito, das investigações empreendidas e dos resultados alcançados com a intervenção feita. Tendo em vista a análise e a interpretação da situação conflituosa, dois temas abrangentes foram considerados centrais para a compreensão e o equacionamento do problema: (a) o referencial teórico sobre conflitos em organizações e (b) a fundamentação teórica do sociodrama e as técnicas sociodramáticas de intervenção. As referências teóricas sobre o tema “conflito” foram utilizadas para a elaboração do roteiro de uma entrevista semiestruturada, realizada individualmente com cada um dos sócios, que constituiu o primeiro momento do trabalho, a fim de observar como cada um deles percebia o conflito vivenciado. Essas referências foram tratadas segundo a perspectiva da análise do discurso e permitiram identificar categorias que deram maior precisão à configuração do problema. Com isso, em um segundo momento, técnicas de intervenção sociodramáticas foram aplicadas em reuniões com todos os sócios. Os resultados alcançados permitem concluir que o sociodrama é mais uma alternativa à disposição das pequenas e médias empresas para gerenciamento de conflito entre sócios.

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Publicado

2009-09-01

Edição

Seção

Administração Geral

Como Citar

O não reconhecido conflito societário: uma intervenção sociodramática . (2009). REGE Revista De Gestão, 16(3), 31-47. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2009.36676