A sinalização da qualidade nos serviços

Autores

  • Clara Isabel Koetz Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Cristiane Pizzutti dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Luís Carlos Yllana Kopschina Centro Universitário Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2009.36679

Palavras-chave:

Sinalização da Qualidade, Serviços, Economia da Informação

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é buscar ampliar o conhecimento que tem sido desenvolvido sobre a sinalização da qualidade no setor de serviços. Para tal, são analisados os principais estudos realizados até o presente momento sobre a sinalização da qualidade por meio das variáveis de marketing à luz das especificidades do setor de serviços, identificando-se divergências e pontos comuns relacionados à lógica da emissão dos sinais de qualidade e delineando-se proposições para pesquisas futuras. A análise demonstrou que a lógica subjacente à sinalização pode ser válida para os serviços, desde que as variáveis de marketing sejam revistas e adaptadas às especificidades deste setor. Assim, neste estudo, os mecanismos de sinalização relacionados à propaganda, ao preço, à gestão da marca e às garantias são analisados sob a perspectiva dos serviços. Além disso, uma nova ferramenta de sinalização, exclusiva para este setor, foi proposta: o servicescape, que contempla os investimentos realizados no ambiente físico e social. Conclui-se que este tema, além de extremamente relevante, é profícuo, uma vez que pode abarcar a realização de novos e importantes trabalhos, os quais poderão oportunizar que ganhos sejam estabelecidos tanto para os consumidores quanto para as empresas de alta qualidade.

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Publicado

2009-09-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

A sinalização da qualidade nos serviços . (2009). REGE Revista De Gestão, 16(3), 81-97. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2009.36679