A gestão dos programas de pós-graduação em administração com base no sistema de avaliação da Capes
DOI:
https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2009.36682Palavras-chave:
Avaliação, Avaliação da Pós-Graduação, Sistema de Avaliação da Pós-Graduação, Sistema de Avaliação da CAPESResumo
Nos últimos anos tem-se intensificado o processo de avaliação da educação. Nesse contexto, o Brasil tem sido reconhecido por possuir um sistema de avaliação da pós-graduação considerado um dos mais modernos e eficientes do mundo. Esse sistema tem-se mostrado fundamental para a formação de recursos humanos de alto nível e para o desenvolvimento efetivo da ciência e da tecnologia do País. Por meio de seus critérios e indicadores, ele permite avaliar a qualidade dos programas e apontar as áreas que o Estado deseja desenvolver. O objetivo deste estudo é analisar como os programas utilizam o sistema de avaliação da CAPES para sua gestão. O método utilizado foi o estudo de casos múltiplos de quatro programas de pós-graduação públicos e privados, em diferentes estágios de desenvolvimento. A interpretação do material reunido adotou as técnicas de agrupamento e de cluster recomendadas por Miles e Huberman (1994). Como resultado, observa-se que a obrigatoriedade de credenciamento no sistema e a exigência de cumprimento dos seus requisitos de qualidade para cada nível de nota (ranking), numa escala de 3 a 7, têm-se mostrado o principal direcionador estratégico dos programas no que se refere aos critérios de qualidade: Corpo Docente, Corpo Discente e Egresso, Produção Intelectual e Inserção Social.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-12-01
Edição
Seção
Administração Geral
Como Citar
A gestão dos programas de pós-graduação em administração com base no sistema de avaliação da Capes . (2009). REGE Revista De Gestão, 16(4), 1-16. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2009.36682