A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa

Autores

  • Germano Glufke Reis Faculdade de Campinas
  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Marisa Pereira Eboli Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Programa de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2010.36716

Palavras-chave:

Prática Reflexiva, Educação Corporativa, Métodos Alternativos de Aprendizagem

Resumo

Nos últimos anos, o tema educação corporativa vem merecendo atenção crescente no cenário organizacional, dada sua conexão com tópicos como estratégia, aprendizagem e competitividade e, também, como resposta à crescente complexidade com que as empresas têm se confrontado. Nesse contexto, têm ganhado destaque alternativas educacionais que permitem ir além do paradigma positivista e da "racionalidade técnica", promovem aprendizados a partir da experiência profissional, viabilizam a revisão de pressupostos já estabelecidos e expandem as possibilidades do aprendizado contínuo. Em razão disso, o presente ensaio teórico visa resgatar os principais conceitos relacionados à prática reflexiva, para propor aplicações no contexto da educação corporativa; ele mostra como a prática reflexiva, em suas diversas formas, pode contribuir para que as necessidades comentadas acima sejam atendidas e para o desenvolvimento do "profissional reflexivo". Essa prática envolve o aprendizado a partir da reflexão antes, durante e depois da ação; também envolve a revisão de pressupostos e perspectivas, no caso da reflexão crítica. O artigo expõe o contexto atual da educação corporativa e as principais modalidades da prática reflexiva, e discute como essas práticas podem ocorrer nos níveis individual e grupal/organizacional.

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Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Gestão de Pessoas em Organizações

Como Citar

A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa . (2010). REGE Revista De Gestão, 17(4), 403-419. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2010.36716