Avaliação da influência dos modismos gerenciais na adoção de ferramentas de gestão nas redes de supermercados de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5700/rege418Palavras-chave:
Modelos de Gestão, Modismo Gerencial, Gestão de SupermercadosResumo
A busca constante pela conquista e retenção do cliente originou um mercado literário de curandeiros e gurus da gestão, que ganharam generosos espaços nas livrarias vendendo fórmulas mágicas na tentativa de transformar a gestão de negócios em ciência exata. Este estudo investigou a situação das maiores redes de supermercados de Santa Catarina, tendo como objetivo verificar quais critérios levaram seus gestores a escolher as ferramentas de gestão adotadas e se há influência do modismo nessa escolha. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo multicaso e contou, como instrumentos de coleta de dados, com entrevistas semiestruturadas e análise documental. A amostra foi delimitada com base nos dados fornecidos pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), de onde foram selecionadas as dez maiores redes de supermercados de Santa Catarina. Os resultados revelam que os modelos de gestão dessas organizações são construídos de acordo com as necessidades de momento destas e sem planejamento; que as empresas pesquisadas apresentam uma gestão familiar, conservadora e reativa, assim como uma forte coalizão entre seus componentes; e que as ferramentas de gestão adotadas pela maior parte desse universo apresentaram uma homogeneidade na sua origem, bem como nas razões pelas quais foram adotadas, revelando forte influência do modismo empresarialDownloads
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Publicado
2011-06-01
Edição
Seção
Administração Geral
Como Citar
Avaliação da influência dos modismos gerenciais na adoção de ferramentas de gestão nas redes de supermercados de Santa Catarina . (2011). REGE Revista De Gestão, 18(2), 131-143. https://doi.org/10.5700/rege418