Valoração de atributos de qualidade no preçode veículos populares novos

Autores

  • Nuno Manoel Martins Dias Fouto Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração
  • Evandro Siqueira Francisco Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.5700/rege425

Palavras-chave:

Preços Hedônicos, Veículos, Valoração de Atributos

Resumo

O objetivo deste estudo é valorar os atributos de qualidade dos modelos de veículos de passageiros populares, isto é, com motorização de 1000 cc. Com a liberalização do mercado automobilístico nacional, o setor vem experimentando um crescente desenvolvimento do mercado e uma expansão tecnológica, que possibilitam a comercialização cada vez maior de mais variedades e tipos de veículos, cada qual com uma grande variedade de opcionais, acessórios e itens de conforto disponíveis para a escolha do consumidor. A partir dos atributos disponíveis para cada bem, o consumidor escolherá aqueles que ele perceba como úteis segundo sua percepção de utilidade e qualidade. Dentre as diversas formas de valorar a qualidade, este estudo explora a teoria dos preços hedônicos. De acordo com o modelo proposto, pode-se identificar que a marca constitui o principal atributo de valor na composição dos preços dos veículos populares. Nesse ponto, notam-se ações das empresas no sentido de buscar um reposicionamento de seus produtos na mente do consumidor. Comparativamente com estudos similares, verifica-se que os veículos populares têm evoluído em disponibilidade de acessórios. Esses resultados ainda podem contribuir como balizamento para que as montadoras possam planejar melhor o veículo, priorizando os tipos de veículos consistentes com as preferências de seus pretendentes

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Valoração de atributos de qualidade no preçode veículos populares novos . (2011). REGE Revista De Gestão, 18(2), 245-258. https://doi.org/10.5700/rege425