Missão institucional: uma análise da efetividade e dos principais elementos presentes nas missões de empresas brasileiras de capital aberto
DOI:
https://doi.org/10.5700/rege431Palavras-chave:
Missão Institucional, Planejamento Estratégico, EfetividadeResumo
Este artigo tem por escopo principal avaliar de forma objetiva os elementos das missões institucionais das companhias de capital aberto no Brasil. Com esse propósito, foram selecionadas no website da BOVESPA 557 empresas para a análise. A grande maioria das empresas, porém, ou não possuía endereço eletrônico ou não divulgava nele sua missão. O estudo ficou restrito, então, a 140 organizações que possuíam os dados disponíveis para a análise. A fim de testar os elementos presentes nas missões das empresas brasileiras, foram primeiro selecionados os elementos presentes nas frases coletadas; feito isso, escolheu-se um modelo indexador de missão efetiva: o modelo proposto por Pearce (1982). Segundo esse autor, para ser efetiva, uma missão deve apresentar oito elementos básicos, que servirão de guia para o planejamento estratégico. De acordo, com os dados disponíveis, os principais elementos presentes nas missões das empresas brasileiras são os seguintes: clientes, produtos ou serviços e contexto ou mercado de atuação. Quanto à efetividade, a maioria das empresas analisadas (50) apresenta apenas três dos oito elementos propostos por Pearce (1982). Conclui-se então que, segundo a proposta de Pearce (1982), existe, ainda, um longo caminho a ser percorrido pelas empresas pesquisadas para que sua missão cumpra um papel efetivo dentro do planejamento estratégico.Downloads
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Publicado
2011-09-01
Edição
Seção
Estratégia Empresarial
Como Citar
Missão institucional: uma análise da efetividade e dos principais elementos presentes nas missões de empresas brasileiras de capital aberto . (2011). REGE Revista De Gestão, 18(3), 361-384. https://doi.org/10.5700/rege431