Experiência extraordinária na internet?: Uma análise da oferta de experiência em portais de turismo governamentais

Autores

  • Salomão Alencar de Farias Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Ciências Administrativas; Programa de Pós-graduação em Administração
  • Manoel José dos Santos Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Hotelaria e Turismo Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Cristiane Salomé Ribeiro Costa Universidade Federal de Pernambuco; Centro Acadêmico de Caruaru; Núcleo de Gestão

DOI:

https://doi.org/10.5700/rege435

Palavras-chave:

Destinação Turística, Website, Experiência

Resumo

Este artigo investiga, na perspectiva de especialista, como dimensões teóricas da experiência estão sendo utilizadas em portais governamentais de turismo. Fez-se uso do conceito de experiência de Schmitt (1999) e de Hirschman e Holbrook (1982), segundo o qual a experiência é uma ocorrência individual, emocional e significativa, fundamentada na interação com um estímulo. O foco em websites de turismo deve- se a duas circunstâncias: o setor teve um crescimento relevante ao longo dos últimos anos e o Brasil possui um grande potencial ainda não explorado adequadamente. Os portais turísticos são vistos na literatura como formas de autoapresentação cuidadosamente construídas por localidades, que, uma vez bem elaboradas, podem ter impacto nas viagens e nas relações destas com a economia do destino turístico. Adotou-se uma metodologia de caráter exploratório, com procedimentos qualitativos de investigação, que consistiram em um desk research e em uma análise de conteúdo de sites selecionados a partir de dimensões de experiência predefinidas, com base na revisão da literatura associada ao tema. Foi possível verificar que os sites investigados ainda não exploram a oferta de experiência na forma proposta pela teoria investigada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-09-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Experiência extraordinária na internet?: Uma análise da oferta de experiência em portais de turismo governamentais . (2011). REGE Revista De Gestão, 18(3), 451-468. https://doi.org/10.5700/rege435