Prontidão tecnológica e satisfação de alunos na modalidade a distância: o caso de um programa de capacitação de um governo estadual

Autores

  • Thiago Cavalcante Nascimento Universidade Federal do Paraná
  • Anatália Saraiva Martins Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Programa de Pós-graduação em Administração Grupo de Pesquisa em Gestão de Sistemas e Tecnologia de Informação
  • Paulo César Medeiros de Oliveira Júnior Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5700/rege437

Palavras-chave:

Satisfação de Alunos, Capacitação de Servidores, Prontidão Tecnológica

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar os fatores determinantes da satisfação dos alunos de um programa de capacitação de servidores de um governo estadual, com base na escala de prontidão tecnológica TRI desenvolvida por Parasuraman (2000). Argumenta-se que a administração pública vem passando por uma série de reformas decorrentes de mudanças nos planos político, econômico e social, e que a capacitação dos servidores públicos é um fator determinante para a melhoria da performance do Estado. Metodologicamente, adotou-se uma postura quantitativa, aplicando-se um questionário fechado a alunos concluintes do programa. A aplicação do instrumento de coleta de dados ocorreu mediante um survey on-line ao longo de dois meses e resultou em 197 questionários aplicados, que permitiram um erro amostral inferior a 5% para 95% de confiança. Foram criados três agrupamentos heterogêneos de indivíduos por meio das variáveis de prontidão tecnológica, o que possibilitou verificar que os fatores determinantes de satisfação são diferentes para cada um desses grupos. Conclusivamente, verificou-se que a prontidão tecnológica dos indivíduos é uma variável que pode servir de moderadora para a análise dos níveis de satisfação de alunos na modalidade a distância.

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Publicado

2011-09-01

Edição

Seção

Tecnologia da Informação

Como Citar

Prontidão tecnológica e satisfação de alunos na modalidade a distância: o caso de um programa de capacitação de um governo estadual . (2011). REGE Revista De Gestão, 18(3), 489-509. https://doi.org/10.5700/rege437