BARREIRAS E INCENTIVOS À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Adilson Caldeira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Arilda Schmidt Godoy Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5700/rege438

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional, Barreiras à Aprendizagem, Facilitadores da Aprendizagem.

Resumo

O presente estudo constitui uma investigação científica cujo objetivo é observar e identificar os agentes que facilitam ou dificultam a aprendizagem organizacional em uma empresa. Principia pela contextualização do objeto e do objetivo do estudo, seguida da justificativa para a escolha do tema de pesquisa. Apresenta uma revisão do referencial teórico disponível, mediante análise conceitual e crítica dos aspectos mais relevantes pertinentes ao tema. Na sequência, descreve a opção metodológica da pesquisa de campo, realizada na modalidade de pesquisa qualitativa exploratória, que contempla um estudo de caso único. A investigação foi realizada na Petrobras, na qual se efetuaram análise documental, observação não participante e entrevistas com membros integrantes do corpo gestor da empresa. A visão dos entrevistados revela que a busca da empresa pela sobrevivência diante das contínuas mudanças e em um contexto evolutivo é propícia à aprendizagem, mas há situações em que a aprendizagem é dificultada por barreiras impostas intencionalmente ou não. Por se tratar de estudo de um caso específico, a pesquisa não possibilita que as conclusões sejam estendidas a outras organizações de  características  semelhantes, e tampouco que sejam generalizadas. Contudo, obteve-se uma visão sobre a forma pela qual o fenômeno da aprendizagem ocorre e pode ser facilitado ou prejudicado em uma organização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adilson Caldeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Professor Adjunto em período integral e pesquisador do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo-SP, Brasil Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo
  • Arilda Schmidt Godoy, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Professora e pesquisadora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo-SP, Brasil Pós-doutora pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo

Downloads

Edição

Seção

Administração Geral

Como Citar

BARREIRAS E INCENTIVOS À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO. (2013). REGE Revista De Gestão, 18(4), 513-530. https://doi.org/10.5700/rege438