BARREIRAS E INCENTIVOS À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.5700/rege438Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional, Barreiras à Aprendizagem, Facilitadores da Aprendizagem.Resumo
O presente estudo constitui uma investigação científica cujo objetivo é observar e identificar os agentes que facilitam ou dificultam a aprendizagem organizacional em uma empresa. Principia pela contextualização do objeto e do objetivo do estudo, seguida da justificativa para a escolha do tema de pesquisa. Apresenta uma revisão do referencial teórico disponível, mediante análise conceitual e crítica dos aspectos mais relevantes pertinentes ao tema. Na sequência, descreve a opção metodológica da pesquisa de campo, realizada na modalidade de pesquisa qualitativa exploratória, que contempla um estudo de caso único. A investigação foi realizada na Petrobras, na qual se efetuaram análise documental, observação não participante e entrevistas com membros integrantes do corpo gestor da empresa. A visão dos entrevistados revela que a busca da empresa pela sobrevivência diante das contínuas mudanças e em um contexto evolutivo é propícia à aprendizagem, mas há situações em que a aprendizagem é dificultada por barreiras impostas intencionalmente ou não. Por se tratar de estudo de um caso específico, a pesquisa não possibilita que as conclusões sejam estendidas a outras organizações de características semelhantes, e tampouco que sejam generalizadas. Contudo, obteve-se uma visão sobre a forma pela qual o fenômeno da aprendizagem ocorre e pode ser facilitado ou prejudicado em uma organização.Downloads
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Seção
Administração Geral
Como Citar
BARREIRAS E INCENTIVOS À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO. (2013). REGE Revista De Gestão, 18(4), 513-530. https://doi.org/10.5700/rege438