ANÁLISE DA GESTÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM NOVA IGUAÇU – RJ

Autores

  • Talita Almeida de Campos Nascimento Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Janaína Machado Simões Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5700/rege443

Palavras-chave:

Conflitos Interpessoais, Gestão de Conflitos, Administração Pública.

Resumo

A gestão dos conflitos interpessoais torna-se  complexa no contexto das organizações públicas, especialmente na área educacional. Passa a ser necessário, então, avaliar os processos de gestão de conflitos interpessoais nessas instituições, principalmente porque os relacionamentos interpessoais e o comprometimento dos servidores são elementos vitais na qualidade e na efetividade do processo educacional. A partir dessa discussão, esta pesquisa visa compreender como os servidores públicos lidam com esse fenômeno. Para isso, busca-se esclarecer alguns pontos sobre os principais tipos de conflitos, suas causas, as formas de gerenciamento utilizadas e seus impactos. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de campo em duas instituições públicas de ensino profissionalizante do município de Nova Iguaçu, a Unidade de Ensino Descentralizada de Nova Iguaçu do CEFET/RJ e a Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento. Assim, foram realizadas entrevistas com seus servidores e posterior análise de conteúdo, que pôde concluir que não existem mecanismos de gestão de conflitos nesses órgãos, mas sim um gerenciamento realizado de forma pessoal, além de corroborar as fontes de conflitos abordadas na teoria. Conclui-se também que, nas organizações estudadas, os conflitos interpessoais podem impactar negativamente as relações de trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Talita Almeida de Campos Nascimento, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Mestranda em Administração na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) –Niterói-RJ, Brasil.

    Especialista em Gestão de Pessoas pelo Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense (LATEC-UFF).

    Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

  • Janaína Machado Simões, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

    Professora e pesquisadora do Departamento de Administração e Turismo do Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu (DAT-IM) e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Seropédica-RJ, Brasil.

    Doutora em Administração e Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE-FGV).

    Bacharel em Administração pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Downloads

Edição

Seção

Gestão de Pessoas em Organizações

Como Citar

ANÁLISE DA GESTÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM NOVA IGUAÇU – RJ. (2013). REGE Revista De Gestão, 18(4), 585-604. https://doi.org/10.5700/rege443