ANÁLISE DA GESTÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM NOVA IGUAÇU – RJ
DOI:
https://doi.org/10.5700/rege443Palavras-chave:
Conflitos Interpessoais, Gestão de Conflitos, Administração Pública.Resumo
A gestão dos conflitos interpessoais torna-se complexa no contexto das organizações públicas, especialmente na área educacional. Passa a ser necessário, então, avaliar os processos de gestão de conflitos interpessoais nessas instituições, principalmente porque os relacionamentos interpessoais e o comprometimento dos servidores são elementos vitais na qualidade e na efetividade do processo educacional. A partir dessa discussão, esta pesquisa visa compreender como os servidores públicos lidam com esse fenômeno. Para isso, busca-se esclarecer alguns pontos sobre os principais tipos de conflitos, suas causas, as formas de gerenciamento utilizadas e seus impactos. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de campo em duas instituições públicas de ensino profissionalizante do município de Nova Iguaçu, a Unidade de Ensino Descentralizada de Nova Iguaçu do CEFET/RJ e a Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento. Assim, foram realizadas entrevistas com seus servidores e posterior análise de conteúdo, que pôde concluir que não existem mecanismos de gestão de conflitos nesses órgãos, mas sim um gerenciamento realizado de forma pessoal, além de corroborar as fontes de conflitos abordadas na teoria. Conclui-se também que, nas organizações estudadas, os conflitos interpessoais podem impactar negativamente as relações de trabalho.Downloads
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Seção
Gestão de Pessoas em Organizações
Como Citar
ANÁLISE DA GESTÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM NOVA IGUAÇU – RJ. (2013). REGE Revista De Gestão, 18(4), 585-604. https://doi.org/10.5700/rege443