ESTRATÉGIA, COMPETÊNCIAS E APRENDIZAGEM: O CASO DE UM SUPERMERCADO NA CIDADE DE SOROCABA

Autores

  • Marcio Luiz Marietto Universidade Federal de São Paulo
  • Cida Sanches Universidade Federal de São Paulo
  • Manuel Meireles Universidade Federal de São Paulo
  • Bruno Henrique Rocha Fernandes Universidade Federal do Paraná
  • Marisa Regina Paixão Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49855

Palavras-chave:

Estratégia em Micro e Pequenas Empresas, Aprendizagem, Competências, Matriz Tradeoff

Resumo

Este trabalho examina a articulação entre estratégia, competências e aprendizagem, tomando por base o caso de um supermercado na cidade de Sorocaba. O  artigo define a aprendizagem como a mudança de crenças que impacta nas estratégias, e discorre sobre como as competências se embasam em percepções de valor de clientes − os fatores críticos de sucesso (FCS). Para apreender os FCS no caso em questão, utilizou-se a Matriz Trade-off, que possibilitou definir preferências de um conjunto de pessoas em relação a um dado conjunto de variáveis. O experimento envolveu a investigação de preferências de duzentos clientes de um supermercado em relação a sete atributos relacionados à prestação de serviços. A pesquisa revelou o desalinhamento entre o que a empresa considerava competência e o que os clientes de fato valorizavam. A constatação desencadeou um processo de aprendizado com substituição de crenças, reorientação estratégica e investimento em novas competências de negócio. Outro ponto a ser verificado é a utilização da Matriz Trade-off como técnica de pesquisa adequada a Micro e Pequenas Empresas, em razão de seu custo baixo e de não serem necessárias técnicas apuradas de conhecimento tecnológico para seu emprego, o que torna os resultados confiáveis e capazes de alterar a estrutura de aprendizagem de Micro e Pequenas Empresas.

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Biografia do Autor

  • Marcio Luiz Marietto, Universidade Federal de São Paulo

    Coordenador e Professor do Curso de Pós-Graduação em Gestão Internacional de Negócios no Centro Universitário SENAC/Sorocaba − Sorocaba-SP, Brasil.

    Mestre em Administração pela FACCAMP e MBA em Gestão da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

  • Cida Sanches, Universidade Federal de São Paulo

    Pesquisadora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração da FACCAMP − Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista − São Paulo-SP, Brasil.

    Mestre em Educação pela Universidade Paulista e Doutora em Gestão da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

  • Manuel Meireles, Universidade Federal de São Paulo

    Pesquisador e docente do programa de Mestrado Profissional em Administração da FACCAMP − Instituto Campo Limpo Paulista − São Paulo-SP, Brasil

    Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)  e em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP)

  • Bruno Henrique Rocha Fernandes, Universidade Federal do Paraná

    Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo − Curitiba-Paraná, Brasil

    Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná e Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo

  • Marisa Regina Paixão, Universidade Paulista

    Professora e Pesquisadora na Universidade Paulista (UNIP) − São Paulo-SP, Brasil

    Graduação em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e Mestre em Administração pela UNIP

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Edição

Seção

Estratégia Empresarial

Como Citar

ESTRATÉGIA, COMPETÊNCIAS E APRENDIZAGEM: O CASO DE UM SUPERMERCADO NA CIDADE DE SOROCABA. (2013). REGE Revista De Gestão, 19(1). https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49855