ESTRATÉGIA, COMPETÊNCIAS E APRENDIZAGEM: O CASO DE UM SUPERMERCADO NA CIDADE DE SOROCABA
DOI:
https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49855Palavras-chave:
Estratégia em Micro e Pequenas Empresas, Aprendizagem, Competências, Matriz TradeoffResumo
Este trabalho examina a articulação entre estratégia, competências e aprendizagem, tomando por base o caso de um supermercado na cidade de Sorocaba. O artigo define a aprendizagem como a mudança de crenças que impacta nas estratégias, e discorre sobre como as competências se embasam em percepções de valor de clientes − os fatores críticos de sucesso (FCS). Para apreender os FCS no caso em questão, utilizou-se a Matriz Trade-off, que possibilitou definir preferências de um conjunto de pessoas em relação a um dado conjunto de variáveis. O experimento envolveu a investigação de preferências de duzentos clientes de um supermercado em relação a sete atributos relacionados à prestação de serviços. A pesquisa revelou o desalinhamento entre o que a empresa considerava competência e o que os clientes de fato valorizavam. A constatação desencadeou um processo de aprendizado com substituição de crenças, reorientação estratégica e investimento em novas competências de negócio. Outro ponto a ser verificado é a utilização da Matriz Trade-off como técnica de pesquisa adequada a Micro e Pequenas Empresas, em razão de seu custo baixo e de não serem necessárias técnicas apuradas de conhecimento tecnológico para seu emprego, o que torna os resultados confiáveis e capazes de alterar a estrutura de aprendizagem de Micro e Pequenas Empresas.Downloads
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Seção
Estratégia Empresarial
Como Citar
ESTRATÉGIA, COMPETÊNCIAS E APRENDIZAGEM: O CASO DE UM SUPERMERCADO NA CIDADE DE SOROCABA. (2013). REGE Revista De Gestão, 19(1). https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49855