A CONSULTORIA INTERNA COMO ESPAÇO PARA A CONVERSÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Maria Salete Batista Freitag Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49865

Palavras-chave:

Consultoria Interna, Conversão do Conhecimento, Interações Sociais.

Resumo

Este trabalho ressalta o potencial de conversão do conhecimento presente na prática da consultoria interna. Tem como objetivo compreender e explicar o entendimento dos consultores internos sobre o papel que eles desenvolvem na conversão do conhecimento em suas práticas cotidianas. Como referencial, recorre a algumas abordagens sobre o papel da consultoria e às teorias da criação do conhecimento, ressaltando os modos de conversão do conhecimento nas ações do cotidiano. Adota como recurso metodológico a entrevista compreensiva, que tem como unidade de referência a interpretação dos sentidos das falas dos consultores sobre suas práticas. Constata, mediante a “escuta sensível” dos discursos de dez consultores internos da Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A. Unidade de Negócio UN-RNCE –, que, embora a função de consultoria interna tenha sido criada para desenvolver soluções direcionadas aos problemas dessa Companhia, suas práticas se apresentam impregnadas de experiências para a conversão do conhecimento, mediante interações sociais estabelecidas com os colaboradores, demandando o desenvolvimento de habilidades para lidar com a diversidade de aspectos que essas interações compreendem.

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Biografia do Autor

  • Maria Salete Batista Freitag, Universidade Federal de Goiás

    Professora Adjunta do Curso de Administração da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Goiânia-GO, Brasil

    Doutora em Educação pela UFRN/PPGED Especialista em Gestão Empresarial pela FIA/USP

    Mestre em Administração pela UFRN/PPGA

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Edição

Seção

Gestão de Pessoas em Organizações

Como Citar

A CONSULTORIA INTERNA COMO ESPAÇO PARA A CONVERSÃO DO CONHECIMENTO. (2013). REGE Revista De Gestão, 19(1). https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49865