FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: O GAP DE COMPETÊNCIAS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES

Autores

  • Arnaldo José França Mazzei Nogueira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Fabrício César Bastos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49879

Palavras-chave:

Administração, Competências, Ensino-Aprendizagem.

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa que teve como objeto a verificação da forma pela qual professores e alunos de um curso de Administração, em uma Universidade particular na cidade de São Paulo, percebem ascompetências docentes.  O objetivo da pesquisa  foi levantar, junto aos docentes, a indicação das competências no processo de ensino-aprendizagem e como estas são percebidas pelos discentes. Sobre o conceito de competências, as referências principais foram Le Bortef (2003), Zarifian (2003), Fleury e Fleury(2001) e Dutra (2004); para a discussão de ensino e aprendizagem, os autores analisados foram Perrenoud (2000) e Masetto (2003a, 2003b). A metodologia  utilizada foi pautada em uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, optando-se pelo estudo de caso único, com o objetivo de aprofundar o conhecimento e ampliar a compreensão sobre o tema das competências docentes. Utilizou-se o teste t de student e o testeOne-way-ANOVA como forma de obter a necessária confiabilidade na lida com a amostra. Os resultadosdeste estudo revelaram diferenças na percepção dos docentes e discentes principalmente  sobre ascompetências docentes e as estratégias de ensino, e, de forma menos acentuada, sobre o desenvolvimento de competências nos alunos, que, segundos os alunos, foi mais trabalhado do que na visão dos professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arnaldo José França Mazzei Nogueira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Professor Titular na Faculdade de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo − São Paulo-SP, BrasilProfessor

    Doutor na FEA-USPCoordenador do Curso de Administração da PUC-SP – Campus Monte Alegre

    Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Ciência Política peloIFCH-UNICAMP

  • Fabrício César Bastos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Professor de Administração na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo − São Paulo-SP, Brasil

    Professor de Pós-Graduação na Universidade Presbiteriana Mackenziee na Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoMestre em Administração pela PUC-SP

Downloads

Edição

Seção

Ensino em Administração

Como Citar

FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: O GAP DE COMPETÊNCIAS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES. (2013). REGE Revista De Gestão, 19(2). https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49879