FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: O GAP DE COMPETÊNCIAS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49879Palavras-chave:
Administração, Competências, Ensino-Aprendizagem.Resumo
Este artigo é resultado de pesquisa que teve como objeto a verificação da forma pela qual professores e alunos de um curso de Administração, em uma Universidade particular na cidade de São Paulo, percebem ascompetências docentes. O objetivo da pesquisa foi levantar, junto aos docentes, a indicação das competências no processo de ensino-aprendizagem e como estas são percebidas pelos discentes. Sobre o conceito de competências, as referências principais foram Le Bortef (2003), Zarifian (2003), Fleury e Fleury(2001) e Dutra (2004); para a discussão de ensino e aprendizagem, os autores analisados foram Perrenoud (2000) e Masetto (2003a, 2003b). A metodologia utilizada foi pautada em uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, optando-se pelo estudo de caso único, com o objetivo de aprofundar o conhecimento e ampliar a compreensão sobre o tema das competências docentes. Utilizou-se o teste t de student e o testeOne-way-ANOVA como forma de obter a necessária confiabilidade na lida com a amostra. Os resultadosdeste estudo revelaram diferenças na percepção dos docentes e discentes principalmente sobre ascompetências docentes e as estratégias de ensino, e, de forma menos acentuada, sobre o desenvolvimento de competências nos alunos, que, segundos os alunos, foi mais trabalhado do que na visão dos professores.Downloads
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Ensino em Administração
Como Citar
FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: O GAP DE COMPETÊNCIAS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES. (2013). REGE Revista De Gestão, 19(2). https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49879