Qualidade percebida em atividades de gerenciamento por categoria em supermercados

Autores

  • Osmar Domingues
  • Maria Aparecida Gouvêa

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.61978

Palavras-chave:

Gerenciamento por Categorias, Supermercados, Qualidade, Escala SERVPERF

Resumo

O Gerenciamento por Categoria (GC) é uma realidade nas grandes redes de supermercados e visa propiciar melhor exposição/abastecimento, maior variedade de marcas/tamanhos, preços competitivos e eficiência nas promoções, buscando gerar altos padrões de qualidade percebida pelos clientes. A literatura pesquisada não faz referências a estudos com foco na avaliação da qualidade relacionada aos níveis de serviços oferecidos pelos supermercados que empregam o GC. Este estudo objetivou analisar as variáveis relacionadas ao GC que compõem a escala de qualidade SERVPERF e redimensionar a escala no contexto do Gerenciamento por Categoria. À luz dos conceitos teóricos de Gerenciamento por Categoria, escala SERVQUAL e escala SERVPERF, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo, com amostra probabilística de 250 consumidores residentes na Região do ABC Paulista responsáveis pela decisão de aquisição de produtos de higiene pessoal e beleza em supermercados. Para a análise dos resultados foram empregadas estatísticas descritivas e a análise fatorial exploratória. Foi possível definir, por meio da escala SERVPERF adaptada às variáveis do GC, as dimensões de qualidade dos serviços prestados pelos supermercados: ambiente, confiança e imagem. Essas dimensões podem servir de orientação na formulação das políticas de relacionamento e de atendimento dos clientes de supermercados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Osmar Domingues

    Professor Adjunto do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da Universidade Federal do ABC (UFABC) – Santo André-SP, Brasil. Mestre e Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS/IMES).

  • Maria Aparecida Gouvêa

    Professora de Estatística e Metodologia de Pesquisa no Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – São Paulo-SP, Brasil. Professora Livre-Docente em Administração pela FEA.

Downloads

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Qualidade percebida em atividades de gerenciamento por categoria em supermercados. (2012). REGE Revista De Gestão, 19(4), 627-646. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.61978