Governança e Cooperação em Arranjos Produtivos Locais: Um Estudo de Múltiplos Casos em Sergipe

Autores

  • Aline de Aragão Zambrana
  • Rivanda Meira Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.61998

Palavras-chave:

Arranjos Produtivos Locais, Cooperação, Governança

Resumo

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) têm se apresentado como estratégia para as micro, pequenas e médias empresas aumentarem suas chances de sobrevivência e superarem as barreiras para seu crescimento. O presente estudo pretendeu analisar como a governança e a cooperação entre os agentes institucionais e econômicos podem influenciar o desenvolvimento de APLs no Estado de Sergipe. Foram utilizados os procedimentos metodológicos relativos ao estudo de casos múltiplos. O nível de análise considerado foi o APL, e a unidade de análise foram os agentes institucionais e os agentes econômicos. Foram realizadas 32 entrevistas semiestruturadas com os agentes dos APLs de Sergipe. Com base na análise dos casos, observouse que nos APLs estudados predominam as micro e pequenas empresas com baixo nível tecnológico e que utilizam os mercados local/regional e regional/nacional como destinos da produção. Os maiores aglomerados, em número de unidades produtivas existentes e de empregos formais gerados, foram o de Cerâmica Vermelha de Itabaianinha e o de Confecções de Tobias Barreto. A natureza da coordenação e articulação entre as empresas localizadas tende a ser baixa e é caracterizada por competição descomedida e baixos níveis de confiança. Constatou-se que a prática da concorrência desleal tem provocado o isolamento dos empresários e reduzido a probabilidade de ocorrência de ações conjuntas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline de Aragão Zambrana
    Mestre em Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais pela UFS – São Cristóvão-SE, Brasil. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe.
  • Rivanda Meira Teixeira
    Professora do Departamento de Administração e dos Mestrados em Administração (PROPADM) e Economia (NUPEC) da Universidade Federal de Sergipe. Pós-Doutora em Gestão do Turismo na Bournemouth University, Inglaterra, e na Strathclyde University, Escócia. Pós-Doutora em Empreendedorismo em Turismo na HEC, em Montreal, Canadá. Doutora em Administração pela Cranfield University, Inglaterra. Mestre em Administração pela COPPEAD/UFRJ.

Downloads

Edição

Seção

Administração Geral

Como Citar

Governança e Cooperação em Arranjos Produtivos Locais: Um Estudo de Múltiplos Casos em Sergipe. (2013). REGE Revista De Gestão, 20(1), 21-42. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.61998