Computador X Papel, Suor e Caneta: Percepção dos Alunos sobre as Avaliações Realizadas em Computadores

Autores

  • Daniel Ramos Nogueira Universidade Estadual de Londrina
  • Silvia Pereira de Castro Casa Nova Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98691

Palavras-chave:

Avaliação, Computador, Tecnologia, Contabilidade, Aluno

Resumo

Esta pesquisa objetiva verificar a percepção dos alunos do curso de graduação em Economia de uma universidade pública, que cursavam uma disciplina introdutória de Contabilidade, sobre utilizar computadores nas avaliações bimestrais. Assim, em vez da utilização dos tradicionais papel e caneta, as avaliações foram aplicadas de forma eletrônica, com apoio de um ambiente on-line e a possibilidade de uso de planilhas eletrônicas. Após a realização das duas provas bimestrais, foi solicitado aos alunos que respondessem a um questionário adaptado da pesquisa de Apostolou et al. (2009) sobre sua percepção a respeito das vantagens e desvantagens da prova eletrônica em relação à prova tradicional. Foram pesquisadas duas turmas, que totalizaram 83 estudantes. Os resultados indicam que, em sua maioria (87%), os alunos são favoráveis à realização de provas eletrônicas. Alguns pontos se destacaram como sendo altamente positivos na realização das provas em computadores, como a flexibilidade para a realização dos exercícios, feedback mais rápido dos resultados e eliminação da necessidade de vista de prova presencial. Como fator negativo, os discentes indicaram a eliminação de questões discursivas (caso a prova contenha apenas questões objetivas). Como forma de identificar barreiras à adoção de provas eletrônicas, analisou-se mais detidamente o grupo de alunos que demonstrou uma percepção negativa, buscando-se indícios que explicassem a não confiança nesse procedimento. Analisando-se as variáveis, observa-se que os alunos que não confiam em provas computadorizadas têm a percepção de que elas limitam o conteúdo, permitem que mais facilmente os alunos copiem uns dos outros (ou de outros materiais) as respostas (“cola”) e afetam negativamente a nota obtida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Ramos Nogueira, Universidade Estadual de Londrina
    Doutorando em Controladoria e Contabilidade na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) ̶ São Paulo- SP, Brasil Docente do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Mestre em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Silvia Pereira de Castro Casa Nova, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
    Docente do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia , Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) ̶ São Paulo-SP, Brasil Pós-Doutora em Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGVSP) Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo Graduada em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGVSP)

Downloads

Publicado

2013-09-02

Edição

Seção

Ensino em Administração

Como Citar

Computador X Papel, Suor e Caneta: Percepção dos Alunos sobre as Avaliações Realizadas em Computadores. (2013). REGE Revista De Gestão, 20(3), 329-345. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98691