Construção e Validação de Escala de Qualidade de Ensino e Serviços: Um Estudo com Alunos de Cursos de Graduação em Administração de Empresas.

Autores

  • Claudia Cristina M. de Souza Centro Universitário Senac-SP
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho – São Paulo
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo-SP
  • Mauro Neves Garcia

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2014.99918

Palavras-chave:

Construção de Escala de Atitude, Validação de Escala de Atitude, Avaliação de Serviços Educacionais, Graduação em Administração de Empresas.

Resumo

A crescente expansão do ensino superior brasileiro observada nos últimos anos, principalmente no que se refere à participação da iniciativa privada, tem exigido maior atenção à qualidade dos serviços oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo deste trabalho é a construção e validação de uma escala para a avaliação das percepções de discentes sobre a qualidade do curso de graduação em Administração de Empresas, o maior do país em número de alunos, por meio de uma amostra de conveniência de 479 alunos desse curso em cinco IES na cidade de São Paulo. Os dados foram analisados segundo a Modelagem de Equações Estruturais, e o constructo de segunda ordem (QUALI – qualidade) pelo modelo de mensuração PLS-PM. Os resultados obtidos indicaram a validação da escala, já que ela mensura o que se propõe, e os testes estatísticos ou indicadores da qualidade do modelo mostram que a escala é confiável e pode ser usada para mensurar ou tras IES.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudia Cristina M. de Souza, Centro Universitário Senac-SP
    Coordenadora e Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Gestão do Relacionamento com o Cliente, do Centro Universitário Senac-SP – São Paulo-SP, Brasil Professora do Curso de Graduação em Administração do Centro Universitário Santanna Mestre em Administração de Empresas pela FECAP e graduada em Letras pela Universidade Mackenzie
  • Dirceu da Silva, Universidade Nove de Julho – São Paulo
    Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – São Paulo-SP, Brasil Doutor em Educação (Avaliação e Cognição) e Bacharel e Mestre em Física pela Universidade de São Paulo (USP)
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo-SP
    Professor do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo-SP, Brasil Professor dos MBAs e cursos EAD da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Coordenador do MBA em Análise Econômica, Elaboração de Projetos e Gestão Empresarial da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) Pós-Doutorando na FEA/USP, Doutor em Ciência Sociais, Mestre em Administração de Empresas e Pós-graduado em Comunicação e Educação
  • Mauro Neves Garcia
    Mestre e Doutor em Administração pela EAESP–FGV–São Paulo-SP, Brasil Bacharel em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (in memoriam)

Downloads

Publicado

2014-03-02

Edição

Seção

Ensino em Administração

Como Citar

Construção e Validação de Escala de Qualidade de Ensino e Serviços: Um Estudo com Alunos de Cursos de Graduação em Administração de Empresas. (2014). REGE Revista De Gestão, 21(1), 65-82. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2014.99918