Violação e Recuperação da Confiança do Cliente após o Duplo Desvio.

Autores

  • Kenny Basso Escola de Administração da Faculdade Meridional (IMED) – Passo Fundo-RS
  • Cristiane Pizzutti dos Santos Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre-RS

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2014.99919

Palavras-chave:

Confiança, Violação da Confiança, Recuperação da Confiança, Duplo Desvio, Falhas em Serviço, Serviço.

Resumo

A fim de compreender melhor o fenômeno da violação e recuperação da confiança no contexto de trocas entre clientes e empresas, este ensaio teórico objetiva discutir o impacto do duplo desvio na confiança, a possibilidade de recuperação da confiança após o duplo desvio e táticas que podem ser utilizadas para recuperar a confiança após a ocorrência deste fenômeno. Para tanto, a diferença entre a violação da confiança após a ocorrência da falha no serviço e aquela ocorrida após a recuperação malsucedida da falha (i.e., duplo desvio) é discutida. Acredita-se que o duplo desvio, por implicar uma violação severa da confiança existente, pode aumentar a erosão da confiança gerada após a falha original do serviço (desvio simples). A seguir, proposições de pesquisa incluindo as promessas de não recorrência das falhas e o pedido de desculpas como táticas para recuperar a confiança do cliente após o duplo desvio são apresentadas, com base na lógica da utilização de pistas e na teoria da atribuição. As proposições de pesquisa elencadas neste ensaio são teoricamente significativas e empiricamente testáveis. Como tais, elas oferecem uma fundamentação sólida para se iniciar um programa de pesquisa sobre a violação e recuperação da confiança do consumidor após processos de recuperação de falhas malsucedidos.

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Biografia do Autor

  • Kenny Basso, Escola de Administração da Faculdade Meridional (IMED) – Passo Fundo-RS
    Professor na Escola de Administração da Faculdade Meridional (IMED) – Passo Fundo-RS, Brasil Doutorando em Administração na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Cristiane Pizzutti dos Santos, Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre-RS
    Professora de Marketing na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre-RS, Brasil Pós-Doutorado na École des Hautes Études Commerciales (HEC) de Montréal (Canadá). Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2014-03-02

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Violação e Recuperação da Confiança do Cliente após o Duplo Desvio. (2014). REGE Revista De Gestão, 21(1), 121-138. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2014.99919