Representações Sociais dos Acadêmicos de Administração sobre Recursos Humanos.
Palavras-chave:
Representações Sociais, Acadêmicos de Administração, Recursos Humanos.Resumo
A teoria das representações sociais vem se revelando proveitosa por permitir uma aproximação entre as práticas coletivas e os processos de constituição simbólica na sociedade contemporânea. A partir dessa perspectiva, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados encontrados sobre as representações sociais de alunos de graduação em Administração de três universidades federais do Rio Grande do Sul quanto à área, o curso e o profissional de Recursos Humanos (RH). A pesquisa foi estruturada de forma a abranger acadêmicos e docentes de cursos de Administração, sendo apresentada aqui apenas sua parte quantitativa, com acadêmicos de Administração. O método utilizado foi uma survey com aplicação de questionário autoadministrado e análise de dados a partir da técnica de análise fatorial. Foi aplicado um total de 422 questionários, dos quais 419 foram considerados válidos. A partir da análise fatorial, chegou-se a oito fatores: desvalorização da área, do curso e do profissional de Recursos Humanos; busca por resultados para a empresa; setor isolado e distante das demais áreas; profissional com aversão a números; profissional tendo que gostar de pessoas; setor vinculado ao trabalho dos psicólogos; setor como defensor dos funcionários e setor voltado a apurar o desempenho dos funcionários. Os resultados obtidos demonstram que os alunos tendem a relacionar suas respostas à teoria e às experiências vivenciadas no momento de se posicionarem. Constatou-se que as representações mais presentes foram as que relacionam o profissional de recursos humanos com a predileção para lidar com pessoas e as que identificam a área com a tarefa de avaliação do desempenho dos trabalhadores.Downloads
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Publicado
2013-12-02
Edição
Seção
Gestão de Pessoas em Organizações
Como Citar
Representações Sociais dos Acadêmicos de Administração sobre Recursos Humanos. (2013). REGE Revista De Gestão, 20(4), 461-476. https://revistas.usp.br/rege/article/view/99940