Modelo Analítico de Processo Estratégico: Aplicação no Episódio de Criação da Escola de Artes, Comunicação e Humanidades (EACH) da USP
Palavras-chave:
Processo estratégico, Modelo analítico, Universidade públicaResumo
O objetivo do artigo é compreender o processo estratégico da criação de uma nova unidade em uma universidade pública, por meio de um modelo analítico desenvolvido pelo autor. O estudo está fundamentado na gestão estratégica de organizações universitárias, com enfoque no processo de formação de estratégias nesse tipo de organização. Trata-se de um estudo de caso que teve como foco de análise o evento de criação e implantação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP), a partir de seu Projeto Estratégico Institucional, em um período compreendido entre 2002 e 2009. Os dados foram coletados junto às seguintes fontes: dados organizacionais, observações não participantes e entrevistas com base em narrativas com quinze gestores e professores. A análise revela que a estratégia se desenvolveu a partir de uma intenção inicial – expansão do acesso, mas mantendo a qualidade uspiana – da qual foram desencadeadas ações pelos gestores envolvendo agentes de diversas unidades da USP, uma bem-sucedida forma de gerenciar a cultura e promover a disseminação de significado da nova estratégia na universidade. Entre as conclusões principais, cita-se a importância do papel dos gestores na condução da estratégia pretendida, caracterizando um tipo de liderança política e simbólica.Downloads
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Publicado
2014-12-03
Edição
Seção
Administração Geral
Como Citar
Modelo Analítico de Processo Estratégico: Aplicação no Episódio de Criação da Escola de Artes, Comunicação e Humanidades (EACH) da USP. (2014). REGE Revista De Gestão, 21(4), 449-467. https://revistas.usp.br/rege/article/view/99950