Um Estudo sobre a Utilização de Andragogia no Ensino de Pós-Graduação em Administração

Autores

  • Ana Carolina Messias Shinoda MBA Internacional da FIA
  • Cleonir Tumelero Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
  • Martín Hernani Merino Universidad del Pacífico (Lima-Peru)
  • Angelo Monteiro Danese
  • Adriano Augusto Costa Carnaúba
  • Bernadete de Lourdes Marinho

Palavras-chave:

andragogia, ensino para adultos, pós-graduação em administração

Resumo

A andr ago gia uma abor dag em de ensino com foco no público adulto, vem ganhando significativa importância nos últimos 40 anos, a partir do crescimento do número de adultos que estão retornando às salas de aula. A necessidade de tal abordagem de ensino advém da premissa de que adultos e crianças aprendem de formas diferentes. O presente estudo situa-se no campo do ensino em Administração e tem como linha teórica a andragogia como forma de ensino. O principal objetivo é identificar a percepção de alunos dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Administração mais bem avaliados no estado de São Paulo quanto à utilização da andragogia. O estudo possui enfoque quantitativo e é do tipo exploratório. O tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descritiva e por meio da técnica multivariada de Análise Fatorial, a partir de 139 respostas válidas. A pesquisa foi aplicada no curso de pós-graduação em Administração stricto sensu da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Escola de São Paulo (FEA-USP) e da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP -FGV). Dentre os principais resultados, foi possível identificar quatro dos seis elementos do processo de andragogia propostos pela literatura. Os alunos percebem a emergência de um processo de preparação, de estabelecimento de clima colaborativo, de estabelecimento de objetivos e de avaliação contínua da aprendizagem. Por outro lado, não percebem o uso de técnicas experienciais de aprendizagem nas escolas. Também ressalta, na percepção do uso da andragogia, a influência do nível acadêmico; todavia, idade e experiência prévia como professor não resultaram em diferenças significativas nessa percepção.

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Biografia do Autor

  • Ana Carolina Messias Shinoda, MBA Internacional da FIA
    Mestre em Administração pela FEA-USP graduada em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. É certificada PMP - Project Management Professional, pelo PMI (Project Management Institute). Possui formação em coaching pelo Instituto EcoSocial. Consultora do grupo DMRH/Cia de Talentos na área de Desenvolvimento e Carr eira. Professora do MBA Internacional da FIA na disciplina Brazilian Market and Culture, professora convidada na graduação da FEA-USP na disciplina de Gestão de Projetos e na pós-graduação da POLI-USP e da FIA no curso de Gerenciamento de Projetos.
  • Cleonir Tumelero, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
    Doutorando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Mestre em Administração pela FEA-USP, em 2012. Especialista em Gestão Empresarial pela Es cola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV), em 2007. Graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade de Cuiabá (UNIC), em 2005.
  • Martín Hernani Merino, Universidad del Pacífico (Lima-Peru)
    Doutor em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), mestre em Administração na Escola de Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA-UFRGS). Graduação em Administração pela Universidad de Piura (Peru). Atualmente, atua como professor-pesquisador do Departamento Académico de Administração na Universidad del Pacífico (Lima-Peru) e como integrante do Conselho Diretivo do Instituto Peruano de Competitividad (INSPERCOM)
  • Angelo Monteiro Danese
    Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em em operações e inovação
  • Adriano Augusto Costa Carnaúba
    Mestre em Administração pela FEA-USP com dissertação defendida na área de Administração. É graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. Atualmente é administrador no BNDES. Tem por temas de pesquisa governança e gestão em redes
  • Bernadete de Lourdes Marinho
    Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1977) , especialização em Estágio Para Estudos Científicos pela Conservatoire National des Arts et Metiers (1984) , mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1985) , doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994) , ensino - fundamental-primeiro-grau pelo Grupo Escolar Maurício Murgel (1966) , ensino- mediosegundo- grau pelo Colégio Estadual Gonçalves Dias (1973) e ensino -medio- segundo-grau pelo Colégio Nossa Senhora Monte Calvário (1970) . Atualmente é Professora Doutora da Universidade de São Paulo, Professora Titular do Centro Universitário FIEO e Coordenadora de Projetos do Fundação Instituto de Administração. Tem experiência na área de Administração

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Publicado

2014-12-03

Edição

Seção

Ensino em Administração

Como Citar

Um Estudo sobre a Utilização de Andragogia no Ensino de Pós-Graduação em Administração. (2014). REGE Revista De Gestão, 21(4), 507-523. https://revistas.usp.br/rege/article/view/99953