A Importância da Interdependência no Relacionamento com Marcas

Autores

  • Elder Semprebon
  • Eliane Cristina Francisco Maffezzolli
  • Clara Marcia Ribeiro
  • Paulo Henrique Muller Prado

Palavras-chave:

Interdependência, Marcas, Marketing de Relacionamento

Resumo

O estudo propõe um avanço na literatura de relacionamento com marcas por meio da proposição de uma escala para mensuração da interdependência com marcas. Como contribuição secundária, é avaliada a influência deste construto sobre a lealdade. Dois contextos específicos foram analisados na fase empírica: tênis esportivo e calça jeans. Tendo em vista o primeiro objetivo, procurou-se desenvolver a escala seguindo os preceitos de Churchill (1979), Rossiter (2002) e Heere e James (2007), organizados em oito fases de execução: 1) Definição teórica do constructo analisado; 2) Geração dos itens (processo qualitativo); 3) Coleta de dados quantitativos (196 casos); 4) Purificação da escala; 5) Nova coleta de dados quantitativos (508 casos); 6) Nova purificação da escala; 7) Verificação da confiabilidade e da validade (AFC); 8) Proposição dos itens finais. Além disso, foi testado um modelo estrutural para verificar a relação entre interdependência com marca e lealdade. Foi observada como positiva e significativa esta relação, com destaque na comparação entre gêneros e categoria de produto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-12-03

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

A Importância da Interdependência no Relacionamento com Marcas. (2014). REGE Revista De Gestão, 21(4), 561-577. https://revistas.usp.br/rege/article/view/99954