A Qualidade dos Produtos e Serviços em Licitações do Tipo Menor Preço: Um Estudo em uma Câmara de Vereadores do Rio Grande do Sul

Autores

  • Flaviani Souto Bolzan Medeiros Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Suélen Xavier dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Élio Sérgio Denardim Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Eduardo Botti Abbade Centro Universitário Franciscano – UNIFRA

Palavras-chave:

Licitações Públicas, Menor Preço, Compras Governamentais, Percepção da Qualidade dos Produtos

Resumo

No âmbito da administração de empresas, as organizações do setor público são, muitas vezes, um assunto à parte, pois apresentam uma série de particularidades em sua gestão, como as exigências legais no desempenho das suas atividades, a necessidade de maior transparência, a obrigatoriedade de realizar aquisições de produtos e serviços em processos licitatórios, entre outras. Este artigo tem como objetivo realizar uma avaliação da qualidade dos produtos e serviços adquiridos através de processos licitatórios, do tipo menor preço, em uma Câmara de Vereadores do Rio Grande do Sul, bem como levantar os principais processos de licitação, conhecer as legislações vigentes e as modalidades dos processos licitatórios mais utilizados na instituição. Para isso, foi aplicado um questionário em uma amostra composta por 72 funcionários da Câmara de Vereadores em estudo, a fim de determinar a percepção destes quanto à qualidade dos produtos e serviços adquiridos. Metodologicamente, o trabalho classifica-se como qualitativo e quantitativo quanto à natureza, descritivo quanto aos objetivos, sendo desenvolvido por meio de um estudo de caso, no que tange aos procedimentos técnicos. Os resultados revelaram que o nível de qualidade dos produtos é satisfatório, concluindo assim que os produtos realizam bem o trabalho a que se destinam; porém, ainda são de qualidade inferior, necessitando de procedimentos legais que permitam melhorá-los.

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Biografia do Autor

  • Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
    Graduada em Administração pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA; Especialização em andamento em Gestão de Finanças pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA Santa Maria, RS, Brasil Afiliação: Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Suélen Xavier dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
    Graduada em Administração pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA; Especialização em andamento em Gestão Pública - EAD pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM ̶ Santa Maria, RS, Afiliação: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Élio Sérgio Denardim, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
    Professor Assistente do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA e Coordenador de Pesquisa do Curso de Administração do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA ̶ Santa Maria, RS, Brasil Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM Afiliação: Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Eduardo Botti Abbade, Centro Universitário Franciscano – UNIFRA
    Professor Assistente do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA Santa Maria, RS, Brasil Doutorado em andamento em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Afiliação: Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

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Publicado

2014-12-03

Edição

Seção

Administração Pública

Como Citar

A Qualidade dos Produtos e Serviços em Licitações do Tipo Menor Preço: Um Estudo em uma Câmara de Vereadores do Rio Grande do Sul. (2014). REGE Revista De Gestão, 21(4), 469-486. https://revistas.usp.br/rege/article/view/99955