Men of letters in education: Joaquim Manuel de Macedo and the construction of a school history
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i164p463-485Keywords:
Teacher^i2^saut, textbook, school historyAbstract
This study has as its focal perspective the mediative and institutive role of the knowledge performed by Brazilian teachers and intellectuals in the second-half of the 19th century and in the beginning of the 20th century in Rio de Janeiro. It analyses the contribution of Joaquim Manuel de Macedo - novelist, physician, and History teacher at Colégio de Pedro II - in the construction of the school history and its pedagogy at that periodDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-06-30
Issue
Section
Dossiê: Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
GASPARELLO, Arlette Medeiros. Men of letters in education: Joaquim Manuel de Macedo and the construction of a school history . Revista de História, São Paulo, n. 164, p. 463–485, 2011. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i164p463-485. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19205.. Acesso em: 21 nov. 2024.