AS biografias e as fotografias na aprendizagem da história: as literacias "viajando através da carne"
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i164p447-462Palabras clave:
Biografias, fotografias, história, aprendizagemResumen
Este texto pretende apresentar algumas reflexões sobre o modo de questionar as biografias e as fotobiografias como fontes e a sua relevância para a aprendizagem da História. Ele foi gerado a propósito de um trabalho proposto aos alunos do curso de História da Universidade do Minho, na disciplina - Atelier da História / História Contemporânea, orientado pela segunda autora (2009). A tarefa era a leitura e análise crítica dos livros: O século XX do rei d. Carlos - Fotobiografia (Vieira, 2008) e a biografia de D. Manuel II (Proença, 2008)*** como fontes históricas. Ele contemplará também uma reflexão sobre os discursos dos autores publicitados na mídia sobre o processo de construção das suas obras e a sua utilidade pedagógicaDescargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-06-30
Número
Sección
Dossiê: Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
MELO, Maria do Céu de; DURÃES, Margarida. AS biografias e as fotografias na aprendizagem da história: as literacias "viajando através da carne" . Revista de História, São Paulo, n. 164, p. 447–462, 2011. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i164p447-462. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19204.. Acesso em: 27 dec. 2024.