Trajetória Híbrida: as contribuições de Oduvaldo Vianna para a inserção brasileira no circuito do mercado de entretenimento Latino-Americano (1923 – 1946)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2021.169176

Mots-clés :

Oduvaldo Vianna , Mercado de diversão, Circulação cultural, América Latina, trabalho artístico

Résumé

Oduvaldo Vianna é uma personalidade surpreendentemente pouco estudada. No entanto, ele foi um importante inovador nas artes, com produções muito influentes no teatro, no cinema e no rádio brasileiro. Seu trabalho foi fundamental para a introdução de inovações no mercado do entretenimento no Brasil, prezando pela qualidade das produções e por um papel educativo das artes. É um nome importante na conexão da produção brasileira com o circuito artístico popular latino-americano. O presente artigo tem a intenção de analisar o trabalho de Oduvaldo Vianna como interlocutor da produção artística e, também, como articulador do mercado de trabalho artístico e entre o Brasil e a América Latina, principalmente por intermédio de Buenos Aires. 

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Flavia Ribeiro Veras, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em história pelo CPDOC-FGV, professora temporária do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e pesquisadora do LEHMT-UFRJ na cidade do Rio de Janeiro (RJ) - Brasil. 

Références

ABREU, Gilda de. Minha Vida com Vicente Celestino. São Paulo: Butterfly, 2003.

CALABRE, Lia. Rádio e imaginação: no tempo da rádio novela. In: HAUSSEN, Doris Fagundes; CUNHA, Magda Rodrigues (Orgs.). Rádio brasileiro: personagens e episódios. Porto Alegre: Edipucrs, 2003. p. 49-65.

COSTA, Jeanette Ferreira da. A trajetória artística inovadora de Oduvaldo Viana. In: VIANA, Oduvaldo. Herança do ódio. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2007.

COSTA, Jeanette Ferreira da. Da comédia caipira à comédia-filme: Oduvaldo Vianna – um renovador do teatro brasileiro. Rio de Janeiro: dissertação de mestrado, UNIRIO, 1999.

KARUSH, Matthew. Cultura de Clase. Radio y cine em la creación de una Argentina dividida (1920-1946). Buenos Aires: Ariel, 2013.

LEVINE, Lawrence. The Folklore of Industrial Society: Popular Culture and Its Audiences. In: The American Historical Review 97.5, 1992, 1369–1399. Disponível em: JSTOR, www.jstor.org/stable/2165941. Acessado em 03 fev. 2021. doi: https://doi.org/10.2307/2165941

LOPES, Caroline Cantanhede. O consultório sentimental de madame Danjou: experiências femininas nas ondas do rádio. Rio de Janeiro: Dissertação de mestrado, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC-RJ), 2011.

MADEIRA, Wagner Martins. O teatro de revista de Oduvaldo Vianna. Revista Pandora, v. 31, p. 1-18, 2011.

MCCANN, Bryan. Hello, hello Brazil. Popular music in the making of modern Brazil. Durham, NC: Duke University Press, 2004.

MARTINS, William de Souza. Pascoal Segreto “Ministro das diversões” do Rio de Janeiro (1883-1920). Rio de Janeiro: Editora Biografia, 2014.

MATTOS, David José Lessa. O espetáculo da cultura paulistana. Teatro e TV em São Paulo 1940-1950. São Paulo: Códex, 2002.

MONTECLARO, Cesar. Cesar Monteclaro. In: MATTOS, David José Lessa. Pioneiros da TV e do Rádio no Brasil. São Paulo: Códex, 2004. Vol1. p. 43-64.

NUNES, Mário. 40 anos de teatro. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, 1956. v.1.

SEIGEL, Micol. Uneven Encounters: Making Race and Nation in Brazil and the United States. Durham, NC, and London: Duke University Press, 2009.

SILVA, Herminia & ABREU, Luiz Alberto. Respeitável Público... O circo em cena. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.

TROTTA, Rosyane. O teatro brasileiro: décadas de 1920 e 1930. In: O teatro através da história. Rio de Janeiro: CCBB; Entrourage Produções Artísticas, 1994. 2v. p. 139-155.

VALENTE, Thiago Alves. Monteiro Lobato nas páginas do jornal: um estudo dos artigos publicados em O Estado de S. Paulo (1913-1923). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

VIANNA, Deocélia. Companheiros de Viagem. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

Publiée

2021-05-26

Numéro

Rubrique

História e Cultura

Comment citer

VERAS, Flavia Ribeiro. Trajetória Híbrida: as contribuições de Oduvaldo Vianna para a inserção brasileira no circuito do mercado de entretenimento Latino-Americano (1923 – 1946). Revista de História, São Paulo, n. 180, p. 1–24, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2021.169176. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/169176.. Acesso em: 30 déc. 2024.