Cartas entre letrados: circulação de saberes na correspondência entre Joaquín García Icazbalceta e William H. Prescott (1849-1856)

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2017.125673

Palavras-chave:

Correspondência, história intelectual, William Prescott, Joaquín García Icazbalceta

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a correspondência entre William H. Prescott e Joaquín García Icazbalceta, pensando-a como uma oportunidade para se estudar uma pequena fração da maciça corrente de trocas epistolares oitocentistas entre os dois países (e também com a Europa). Tal intercâmbio, embora fragmentário, desigual e pequeno (se comparado ao volume de cartas que ambos escreveram em suas vidas), permite-nos mostrar a importância de se estudar as correspondências entre produtores de conhecimento histórico no século XIX, pois, como demonstraremos, é a partir delas, bem como das impressões de livros, periódicos e da circulação desses manuscritos e impressos, que boa parte das instituições de guarda de memória foi formada. Desta forma, é possível pensarmos uma fração de como se escreveu a história do México e como se institucionalizou a ciência histórica ali em meados do XIX, período que conviveu com as primeiras tentativas de criar histórias nacionais. A pesquisa caminha na contramão de ideias que corroboram que nesta época só existia uma relação de guerra ou desconfiança entre o México e os Estados Unidos.

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Biografia do Autor

  • Luiz Estevam de Oliveira Fernandes, Universidade Federal de Ouro Preto

    Doutor em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas, professor de História das Américas do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto.

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2017-12-13

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Como Citar

FERNANDES, Luiz Estevam de Oliveira. Cartas entre letrados: circulação de saberes na correspondência entre Joaquín García Icazbalceta e William H. Prescott (1849-1856). Revista de História, São Paulo, n. 176, p. 01–41, 2017. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2017.125673. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/125673.. Acesso em: 3 dez. 2024.