Urban art in university museums of contemporary art in Latin America
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v7i7p111-133Keywords:
Contemporary Art, Urban Art, Installations, Latin America, MusealizationAbstract
This article deals with exhibitions of urban art, conceived by Latin American artists, in contemporary art museums of public universities in Latin America. It consists in valuing the production and circulation of this art, based on the approaches of Brian O´Doherty and Ignacio Szmulewicz. It adopts as case studies four exhibitions and discusses alternatives to these artistic practices.
Downloads
References
Bibliografia citada
Danto, Arthur. Após o fim da arte. A arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus; 2006.
Freire, Cristina. Além dos mapas: os monumentos do imaginário urbano contemporâneo. São Paulo: SESC/Annablume, 1997.
O’Doherty, Brian. No interior do cubo branco: A ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes; 2002.
Santos, Afonso Carlos Marques dos; Kessel, Carlos; Guimaraens, Cêça (org.). Museus & Cidades: Livro do Seminário Internacional. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional; 2004.
E-book
Szmulewicz, Ignacio. Fuera del cubo blanco: Lecturas sobre arte público contemporáneo. Santiago de Chile: Ediciones/ metales pesados; 2012. Ebook (209 p.).
Dissertações e Teses
Almeida, Adriana Mortara. Museus e coleções universitários: por que museus de arte na universidade de São Paulo. [Tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes; 2001.
Motta, Renata Vieira da. Museu e cidade: o impasse dos MACs. [Tese] São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; 2009.
Artigos
Sperling, David. Museu contemporâneo: o espaço do evento como não-lugar. [S. l.]; 2005. [Acesso em: 25 abr. 2019]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/229000234.
Catálogos
Facultad de Artes Universidad de Chile (Chile). Unidad de Educación Museo de Arte Contemporáneo. De lo moderno a lo contemporáneo en el arte. Chile: [s. n.]; 2014. 32 p. [Acesso em: 1 maio 2019]. Disponível em: http://www.mac.uchile.cl/content/documento/2015/septiembre/intro_a_las_exposiciones_de_lo_moderno_a_lo_contemporaneo.pdf.
Holzapfel, Olaf; Preece, Sebastián. Housing in Amplitude. In: Museo de Arte Contemporáneo Facultad de Artes Universidad de Chile. Housing in Amplitude: Olaf Holzapfel Sebastián Preece. Chile: Museo de Arte Contemporaneo, Facultad de Artes, Universidad de Chile; 2014. [Acesso em: 1 maio 2019]. Disponível em: http://www.puro-chile.cl/web/wpcontent/uploads/2015/06/TEASER-HOUSIN-IN-AMPLITUDE.pdf.
Labastida, Alejandra; Ortega, Gonzalo. Los Carpinteros. 1. ed. Ciudad de México: MUAC · Museo Universitario Arte Contemporáneo, UNAM; 2016. 64 p. v. 1. ISBN 978-607-02-7721-4. [Acesso em: 1 maio 2019]. Disponível em: https://muac.unam.mx/exposicion/los-carpinteros.
Fontes eletrônicas e sites
Eduardo Srur. (2019). [Acesso em: 1 maio 2019]. Disponível em: http://www.eduardosrur.com.br/.
Holzapfel, Olaf; Preece, Sebastián. Housing in Amplitude. (2014). [Acesso em: 1 maio 2019]. Disponível em: http://housinginamplitude.net/. International Council of Museums. (2019). [Acesso em: 25 set. 2019]. Disponível em: https://icom.museum/en/.
Los Carpinteros. ([2017?]). [Acesso em: 3 maio 2019]. Disponível em: http://loscarpinteros.net/.
Museo de Arte Contemporáneo Facultad de Artes Universidad de Chile. (2019). [Acesso em: 1 maio 2019]. Disponível em: http://www.mac.uchile.cl/.
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. (2019). [Acesso em: 14 abr. 2019]. Disponível em: <http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/exp/atuais/masterpager.asp >.
MUAC. (2019). [Acesso em: 1 maio 2019]. Disponível em: https://muac.unam.mx/.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).