The representation of absence in the actions traces
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v9i9p99-114Keywords:
Art and politics, Traces, Absence, Trace of action, Distribution of sensibleAbstract
Starting from the questions about art and politics and the power of images placed by Jacques Rancière and Georges Didi-Huberman, this article proposes a discussion on the forms of representing the absence from artworks understood as trace of action. These works, instead of bringing the represented image of the body, from its traces, denounce its absence, bringing to the discussion about ways of articulating the visible.
Downloads
References
BHABHA, Homi K. O local da cultura. 2a ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
PALLAMIN, Vera. Aspectos da relação entre o estético e o político em Jacques Rancière. Risco Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, n. 12, p. 6-16, 1 jul. 2010.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento: política e filosofia. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012a
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012b.
SAYRE, Henry M. The object of performance: The american avant-garde since 1970. Chicago: The University of Chicago Press, 1989.
STILES, Kristine. Uncorrupted Joy: International Art Actions. In: SCHIMMEL, P; STILES, K (Org.). Out of Actions: Between Performance and the Object 1949-1979. Catálogo da exposição. New York: Thames and Hudson, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).