Covid-19 and museum: Symptoms versus evidence
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v10i10p91-128Keywords:
Museum, Intervention, Pandemic, Trace, PublicAbstract
The theme aims to inquire about actions and experiments in museums and/or images, expressed, in the pandemic. This was attracted by both, facilitated by dissemination of these on a worldwide scale. Debate: would they end, would they nurture links with such an audience? Will the appeal to humour and theatricality give rise to critical reflections with the triggered content? Why did they choose such images and museums? Would it be a desire to dialogue with others, leisure and distraction or fascination for times and past ages?
Downloads
References
AMARAL, Aracy Abreu. Correspondência Mário de Andrade & Tarsila do Amaral. São Paulo: EDUSP/IEB/USP; 2001.
AMARAL, Aracy Abreu. Tarsila cronista. São Paulo: EDUSP; 2001.
AMARAL, Aracy Abreu. Tarsila sua obra e seu tempo. São Paulo: Perspectiva/EDUSP; 1975.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Abril Cultural; 1975.
HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. São Paulo: Iluminaresç; 1995. HOCKNEY, David. O conhecimento secreto: redescobrindo as técnicas perdidas dos
grandes mestres. Trad. José Marcos Macedo. São Paulo: Cosac & Naify;1996.
LOURENÇO, Maria Cecília França. Almeida Júnior: um criador de imaginário. São Paulo Pinacoteca do Estado; 2007.
MONDZAIN, Marie-José. A imagem pode matar? Lisboa, Vega; 2009 [2002]. STAROBINSKI, Jean. A invenção da liberdade 1700-1789. São Paulo: Unesp; 1994.
Fontes eletrônicas e sites
ASSIS, Tatiana de. Quem está por trás de meme de Bolsonaro visto em panelaços. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/blog/arte-ao-redor/bolsonaro- mascara-projecoes-artistas-vjs/. Acesso em: 30 mar. 2020.
BEIGUELMAN, Giselle. Coronavida: A cultura do coronavírus: prólogo do confinamento. O espaço público é a primeira vítima fatal. Revista SelecT. Disponível em: https://www.select.art.br/coronavida/. Acesso: em 15 abr. 2020.
BEIGUELMAN, Giselle. Coronanavida: o pós-pandêmico é agora. São Paulo: Escola da Cidade, 2020. Disponível em: https://n-1edicoes.org/086/. Acesso em: 20 set. 2020.
CAPA do livro editado na exposição |Iconoclash. Disponível em: https://zkm.de/en/the- zkm/ Acesso em: 17.09.2020.
CINDY Sherman. Disponível em: http://www.cindysherman.com/. Acesso em: 12 set. 2020.
DECLARAÇÃO de Caracas 1992. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3832715/mod/ . Acesso em: 2 jun. 2020.
ICOM Brasil “Recomendações do ICOM Brasil em relação à COVID 19”. Disponível em: https://www.icom.org.br/. Acesso em: 02 maio 2020.
INUMERÁVEIS. Disponível em: https://inumeraveis.com.br/projetemos/. Acesso em: 22 jun.2020.
ERA VIRTUAL. Disponível em: http://eravirtual.org/. Acesso em: 13 abr. 2020.
HOCKNEY, David. Secret Knowledge part 1 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wpG-ZwnNNaA/. Acesso em: 19.09.2020.
GOOGLE Arts & Culture. Disponível em: https://artsandculture.google.com/. Acesso em: 12 mar. 2020.
BALLESTER, José Manuel. Disponível em: https://www.josemanuelballester.com/. Acesso em: 29 mar. 2020.
https://performatus.com.br/traducoes/carolee-schneemann-pintura/.
LATOUR, Bruno. “O que é Iconoclash? Ou, há um mundo além das guerras de imagem? Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 14, n. 29, p. 111-150, jan./jun. 2008. Disponível em: http://www.bruno- latour.fr/sites/default/files/downloads/84-ICONOCLASH-POR.pdf/. Acesso em: 4 ago. 2010.
LOGOTIPO Coletivo Viva JK/ BH. Disponível em: https://www.instagram.com/vivajk/ ______ #projetemos. Disponível em: https://www.instagram.com/projetemos/.Acesso em 10 de maio 2020
LOGOTIPO Coletivo Viva JK/ BH. Museu da Maré Disponível em: https://www.museudamare.org/. Acesso em: 19 set. 2020.
MAURITSHUIS Museum Disponível em: https://www.mauritshuis.nl/en/explore/restoration-and-research/girl-in-the- spotlight/. Acesso em: 20 set. 2020.
MAURITSHUIS Museum. Renovação do edifício. Disponível em: https://www.mauritshuis.nl/en/discover/mauritshuis/the-renovation/. Acesso em: 20 set. 2020.
MUSEUS anunciam demissões. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/blog/arte- ao-redor/museus-e-teatros-demissoes-suspensao-contratos/. Acesso em: 4 de maio 2020.
MUSEU da Maré. Disponível em: https://www.museudamare.org/. Acesso em: 12 de jun. 2020.
MUSEU do Isolamento. Disponível em: https://www.toopics.com/tag/museudoisolamento/. Acesso em: 12 abr. 2020.
PAINEL na entrada da exposição no MoMA. Disponível em: https://www.moma.org/calendar/exhibitions/3871/ Acesso em 21 ser.2020
TUSSEN Kunst & Quarantaine. Disponível em: https://www.instagram.com/tussenkunstenquarantaine/?hl=pt-br/. Acesso em: 21 mar. 2020.
UNESCO. Disponível em: http://whc.unesco.org/uploads/nominations/208rev.pdf/. Acesso em: 24 ago. 2020.
PESSOA, Fernando. Oscila o incensório antigo. Disponível em: https://www.escritas.org/pt/ /1088/oscila-o-incensorio-antigo/. Acesso em: 16 set. 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Maria Cecília França Lourenço
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).