The Naked Woman Female representation in the modern imagery of Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v11i11p201-230Keywords:
Artistic Intervention, Female Body, Curitiba, Erbo Stenzel, Humberto CozzoAbstract
The article proposes a reflection upon the representation of the female body in the urban dynamics. For the analysis two works of Erbo Stenzel and Humberto Cozzo have been selected: The “Justice” (a “Justiça”) and the “Man of Parana” (“Homem Paranaense”). “The Justice” would be installed aside the Jury Court, but since it is a naked woman, it has been gathered away from public view. “The Man of Parana”, also naked, is the main figure of the Centenary Memorial inaugurated in 1955. Both statues have been brought together in 1972.
Downloads
References
ALVES, Brenno Warken. A cor do Homem Nu: impasses de uma periferia branca diante do modernismo (Paraná, 1953). Anais do Museu Paulista: Estudos de Cultura Material/Dossiê, São Paulo. v. 28, p. 1-44, Jul. 2020. Disponível em: https://orcid.org/0000-0002-3175-4660. Acesso em: 24 out. 2020.
CAROLLO, Bráulio. Alfred Agache em Curitiba e a sua visão de urbanismo. 2002. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
DUARTE, Otávio; GUINSKI, Luis Antônio. Imagens da evolução de Curitiba. Curitiba: O.Duarte, 2002.
DUDEQUE, Irã Taborda. Espirais de madeira: uma história da arquitetura de Curitiba. São Paulo: Studio Nobel, 2001.
DUDEQUE, Irã Taborda. Nenhum dia sem uma linha: uma história do urbanismo em Curitiba. São Paulo: Studio Nobel, 2010.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento das violências da prisão. Petrópolis, Vozes, 2020.
GONÇALVES, Josilena Maria Zanello. A Arquitetura Moderna e o Sesquicentenário de Emancipação Política do Paraná: o tombamento de marcos de referência da arquitetura moderna paranaense. Anais do 5º Seminário Docomomo Brasil, São Carlos, p. 1-11, Out. 2003. Disponível em: https://docomomo.org.br/course/5-seminario-docomomo-brasil-sao-carlos/. Acesso em: 24 out. 2020.
GONÇALVES, Josilena Maria Zanello. Integração das artes no Paraná (1950-1970): a conquista do espaço público. 2006. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo.
LIMA, Júnia Maria Ferrari. Urbanismo como Dispositivo? Anais XVII ENANPUR, São Paulo. v.17, n.1, p. 1-17, Mai. 2017. Disponível em: http://anais.anpur.org.br/index.php/anaisenanpur/article/view/1745. Acesso em: 24 out. 2020.
MARTINS, João Cândido. Conheça a história dos Planos Diretores de Curitiba. Curitiba: Câmara Municipal de Curitiba, 2015. Disponível em: https://www.curitiba.pr.leg.br/informacao/noticias/conheca-a-historia-dos-planos-diretores-de-curitiba-parte-i. Acesso em: 24 out. 2020.
PARANÁ, Governo do Estado do. 1º Centenário da Emancipação Política do Paraná. Porto Alegre: Livraria do Globo S/A., 1953.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Fábio Domingos Batista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).