The e xhibitions curated by Georges Didi - Huberman and their contribution to the spread of Warburguian thought
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v12i12p289-308Keywords:
Exhibition, Aby Warburg, Curatorship, Georges Didi-Huberman, exhibition historyAbstract
Beyond the literary works, the dissemination of Aby Warburg's work has been favored substantially through the organization of exhibitions. In addition to the numerous expographic montages of Atlas Mnemosyne, the evidence from warburguian theories acquires special relevance when related to the production of exhibitions in contemporary society. The essay deals with the exhibitions curated by the French philosopher and art historian Georges Didi-Huberman, with an emphasis on the Brazilian montages Atlas, Suíte (2013) and Levantes (2018), shown respectively in Rio de Janeiro and São Paulo, to discuss how their forms and curatorial procedures contributed to the spread of the German theorist's thinking.
Downloads
References
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. Obras Escolhidas. v. 1.
CHEREM, Rosangela Miranda. Entre sinais e sintomas, a leitura da obra de arte através dos herdeiros warburguianos. In: MAKOWIECKY, Sandra; OLIVEIRA; Sandra (org.). Ensaios em torno da arte. Chapecó: Argos, 2008.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas: catálogo da exposição. Madri: Museu Reina Sofia, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Georges Didi-Huberman fala sobre Warburg e exposição no MAR. [Entrevista cedida a] Guilherme Freitas. O Globo, Rio de Janeiro 24 maio 2013a. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/prosa/post/georges-didi-huberman-fala-sobre-warburg-exposicao-no-mar-497650.html. Acesso em: 15 ago. 2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ou a gaya ciência inquieta. Lisboa: Imago, 2013b.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013c.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Invenção da histeria: Charcot e a iconografia fotográfica da Salpêtrière. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: MAR/Contraponto, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Que emoção! Que emoção? São Paulo: Editora 34, 2016a.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontar, remontagem (do tempo). Tradução de Milene Migliano. Belo Horizonte: Edições Chão da feira, 2016b. Disponivel em: https://chaodafeira.com/catalogo/cader- no-n-47-remontar-remontagem-do-tempo/. Acesso em: 15 ago. 2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. (org.). Levantes: catálogo de exposição. São Paulo: SESC São Paulo, 2017a.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Aparências ou aparições: o filósofo Georges Didi-Huberman comenta a exposição Levantes, em cartaz em São Paulo. [Entrevista cedida a] Lucia Monteiro. Revista Zum, 28 nov. 2017b. Disponível em: https://revistazum.com.br/entrevistas/entrevista-didi-huberman/. Acesso em: 15 jan. 2020.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem queima. Tradução Helano Ribeiro. Curitiba: Meduza, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens e sons como forma de luta. Revista e online. SESC-SP. 17 out 2018a. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/online/artigo/12580_IMAGENS+E+SONS+COMO+FORMA+DE+LUTA+ENSAIO+DE+GEORGES+DIDIHUBERMAN. Acesso em: 15 jan. 2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobre o fio. Tradução de Fernando Scheibe. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie, 2019.
FERNANDES, Cassio. Aby Warburg negli studi latino-americani. Revista Engramma, n. 165, 2019. Disponível em: http://www.engramma.it/eOS/index.php?id_articolo=3610. Acesso em: 15 jan. 2020.
GILI, Marta. Prefácio. In: DIDI-HUBERMAN, Georges (org.). Levantes: catálogo de exposição. São Paulo: SESC São Paulo, 2017.
GISINGER, Arno. Atlas, Suíte. Texto curatorial. Rio de Janeiro: MAR-RJ, 2013. Disponível em: https://mar-museudeartedorio.com.br/ptbr/exposicoes/anteriores?exp=51. Acesso em: 25 jun. 2019.
LUDUEÑA ROMANDINI, Fabian. A ascensão de atlas: glosas sobre Aby Warburg. Tradução de Felipe Augusto Vicari de Carli. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie, 2017.
OLIVEIRA, Eduardo Jorge de. Histórias de fantasmas para adultos: as imagens segundo Georges Didi-Huberman. Revista Arte e Filosofia, n. 12, p. 117-139, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/raf/article/view/583. Acesso em: 13 jul. 2019.
WARBURG, Aby. Histórias de fantasmas para gente grande: esboços, escritos e conferências. Tradução de Lenin Bicudo Bárbara. Organização de Leopoldo Waizbort. São Paulo: Companhia da Letras, 2015.
WEDEKIN, Luana M. A sublevação de atlas: notas sobre o método de Georges Didi-Huberman. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 27-49, 2019. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/12270. Acesso em: 15 set. 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Isabel Xavier
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).