Insular motifs and perspectives in António Dacosta's painting
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v15i15p177-206Keywords:
Island, Spirit, Surrealism, Memory, Art HistoryAbstract
Starting from the body of work of António Dacosta (1914-1990), this essay aims to analyze this artist's experience as an Azorean, in order to draw up a chronological line - strongly influenced by memory - in which we will see how Dacosta, altough, impacted by a dictatorship, by emigration, among other events of his time, never stopped painting his island.
Downloads
References
AVILLEZ, Maria João. «Artes Plásticas/Entrevista. António Dacosta: o regresso à pintura 25 anos depois». Expresso (Revista). Lisboa, 18 junho 1983, p. 31-33R.
“Homenagem a António Dacosta”. 2ª Bienal de Arte dos Açores e Atlântico, A União (suplemento “Quarto Crescente” n.º 174 – 28 Nov. a 12 Dez). Angra do Heroísmo, 1987, p. 5
ACCIAIUOLI, Margarida. António Ferro A Vertigem da Palavra: Retórica, Política e Propaganda No Estado Novo. Lisboa: Editorial Bizâncio, 2013.
ALMEIDA, Bernardo Pinto de. «Uma ideia de António Dacosta. Em louvor da Vida – A Riqueza de muitas leituras», com notas de António Dacosta; depoimentos de José Aurélio, Diogo Infante e Bernardo Pinto de Almeida. In Diário Insular, junho 1995, p. 3-4.
BRETON, André. Manifesto do Surrealismo, 1924. Transcrito por Alexandre de Linares. Acesso em 4 junho 2023: <https://www.marxists.org/portugues/breton/1924/mes/surrealista.htm>
BULLAR, Joseph, A Winter in the Azores; and Summer at the baths of the Furnas. London: John Van Voorst, Paternorster Row, 1841.
CORREIA, Natália. Descobri que Era Europeia: Impressões de uma Viagem à América. Lisboa, Ponto de Fuga, 2018.
DACOSTA, António. Dacosta em Paris: textos de António Dacosta. Lisboa, Assírio & Alvim, 2000.
DIAS, Fernando Rosa. António Dacosta: A Tentação Mítica. Lisboa, Secretaria Regional da Educação e Cultura / Direção Regional da Cultura/ Faculdade De Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016.
FÉLIX, Emanuel. António Dacosta: Esboço de um Roteiro Sentimental. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional da Educação e Cultura / Direção Regional da Cultura, 1988.
FERRO, António. Salazar: O Homem e a sua Obra. Empresa Nacional de Publicidade, Lisboa, 1933.
FRANÇA, José-Augusto. A Arte e a Sociedade Portuguesa no século XX: 1910-2000. Lisboa, Livros Horizonte, 1991.
FREEDMAN, John. “Carl Jung: Face to Face” The John Freedman Interview – BBC. Suíça, junho de 1959. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ks9NR9KZeog> Acesso em: 22 de novembro de 2022.
GONÇALVES, Rui Mário. «O reaparecimento de António Dacosta, pintor», Jornal de Letras, Artes e Ideias, Lisboa, n.º61, 21 de julho a 4 de julho de 1983, p.7.
GONÇALVES, Rui Mário. «O reaparecimento de António Dacosta, pintor». Lisboa, Jornal de Letras, Artes e Ideias, n.º61, 21 de julho a 4 de julho de 1983.
JOÃO, Isabel. Identidade e Autonomia. Ler História 31: Açores: peças para um mosaico, revista semestral n.º31/1996.
MELO, Assunção. António Dacosta: A Clarividência da Saudade. Açores, Secretaria Regional da Educação e Cultura / Direção Regional da Cultura, 2014.
MOLINA, Cesar Antonio. “Mário Cesariny: do surrealismo não resta nada”, Jornal de Letras Artes e Ideias, n.º 398, 20-2-1990. «Del Surrealismo no queda nada...», de César Antonio Molina, foi publicada em primeira mão no jornal espanhol Diario, Culturas, n.º 236, 16-12-1989 (documento localizado no espólio de Cruzeiro Seixas, na Biblioteca Nacional – n38 cx 24 doc. n.º 1525)
NEMÉSIO, Vitorino - «Açorianidade», in Onésimo T. Almeida (ed.), A Questão da Literatura Açoriana, pp. 32-34. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional da Educação e Cultura, 1983. Publicado originalmente em Insula (Ponta Delgada), 1932, n.º 7-8.
NEMÉSIO, Vitorino. O açoriano e os Açores. Porto, Renascença Portuguesa, 1929.
OLIVEIRA, Álamo. Telas e Cores. Açores, Companhia das Ilhas, 2020.
SARAIVA, Tânia. Pintores Portugueses: António Dacosta. Porto, QuidNovi, 2010.
VALÉRY, Paul. A Liberdade do Espírito. Lisboa, Fulgor Quotidiano. Sr Teste Edições, 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Maria Beatriz Rocha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).