Birds eye view: photographic images, drones and the contemporary sublime in the recent representations of landscape and territory
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v15i15p109-127Keywords:
Landscape, Territory, Photography, Sublime, AnthropoceneAbstract
The article approaches three photographers´works whose “bird´s eye views” raise awareness of productive and economic relations visible in the use of land, and how they relate to aesthetic types as the sublime.
Downloads
References
BURTYNSKY, Edward. Life in the Anthropocene. In: BURTYNSKY; BAICHWAL; DE PENCIER. Anthropocene. Toronto: Art Gallery of Ontario: Goose Lane Editions, 2018.
BURTYNSKY, Edward. https://www.edwardburtynsky.com/projects/photographs. Acesso em 7 julho 2023.
CANJANI, Douglas. O voo de George Love. ZUM, Revista de fotografia, Instituto Moreira Salles, n. 9, p. 16-37 + encarte, out. 2015.
CANJANI, Douglas. Imagem e território: a Amazônia nas fotos de George Love. In: TANAKA, Misaki (org.). Comunicação em foco. São Paulo: Metis Editorial, 2021, p. 91-115.
CLARK, Kenneth. Landscape into art. _Nova York,_Harper & Row, 1977 (1949).
COX, Julian. An exquisite problem. In: MAISEL, DAVID. Black Maps: American Landscape and the Apocalyptic Sublime. p. 10-16. Göttingen, Steidl, 2013.
HAGEN, Charles. Land and landscape. Revista Aperture, n. 120, 1990.
JAMESON, Fredric. Transformações da imagem na pós-modernidade. In: JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. Petrópolis: Vozes, 2001.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2007.
LOPEZ, Barry. Unbound Wilderness. Revista Aperture, n. 120, 1990.
MAISEL, DAVID. https://davidmaisel.com/works/black-maps/). Acesso em 7 julho de 2023.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo, Edusp, 2006. Instagram: georgelove_1937_1995. Conta de CANJANI, Douglas com fotos de George Love tratadas durante a pesquisa de Pós-doutorado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Douglas Canjani Araujo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).