Exhibition Design and the new museums
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v15i15p207-237Keywords:
exhibition design, exhibitions, museums, architectural design, museologyAbstract
This article analyzes the contemporary status of museums, focusing on exhibition design projects for temporary exhibitions, paying attention to the phenomena of audience massification and popularization of the exhibition format. It does so through the analysis of two exhibitions that took place in 2022 in Buenos Aires: Tercer Ojo, held at MALBA and Terra Incógnita, at Recoleta Cultural Center.
Downloads
References
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar,1985.
ADORNO, Theodor W. Prismas: crítica cultural e sociedade. Trad. Jorge Mattos Brito de Almeida e Augustin Wernet. São Paulo: Editora Ática, 1998.
ADORNO, Theodor W. Sem diretriz: Parva aesthetica. Tradução, apresentação e notas por Luciano Gatti. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
ARANTES, Otilia B. F. Berlim e Barcelona: duas imagens estratégicas. São Paulo: Annablume, 2012.
ARANTES, Otilia B. F. Os Novos Museus. In: O lugar da arquitetura depois dos Modernos. 3a Edição. São Paulo: EDUSP, 2015.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Trad. Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d’água, 1991.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política (obras escolhidas). Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 7ª ed., 1994.
CASTILHO. Sonia Salcedo. Cenário da arquitetura da arte: montagens e espaços de exposição. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CHAGAS, Mario de Souza. No Museu com a Turma do Charlie Brown. In: Cadernos de Sociomuseologia. Lisboa: ULHT, nº 15, 1994.
CURY, Marília Xavier. Exposição, Concepção, Montagem e Avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.
CURY, Marília Xavier. Roteiro de observação para visita e análise de museus e exposições. São Paulo: MAE-USO, 2021.
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. Tradução: Bruno Brulon Soares, Marília Xavier Cury. ICOM: São Paulo, 2013.
GONÇALVES, Lisbeth R. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo, Edusp/ Fapesp, 2004.
Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Museus em Números/Instituto Brasileiro de Museus Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2011. 240 p.; 29,7 cm; vol. 1.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.
KRAUSS, Rosalind. The Cultural Logic of the Late Capitalist Museum. October, vol. 54, Autumn, 1990, p.3-17.
RAJCHMAN, John. Effetto Bilbao. In: CASABELLA 673, anno LXIII dicembre 1999/gennaio 2000. Milano, p. 10-12.
SIMÕES, Igor Moraes. Montagem Fílmica e Exposição: Vozes Negras no Cubo Branco da Arte Brasileira. Orientadora: Blanca Luz Brites.Tese (Doutorado). UFRGS, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Porto Alegre, 2019. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/197434
VALÉRY, Paul. O problema dos museus. Tradução de Sônia Salcedo. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3039/3728 Acesso em 13/06/2021. Do original: VALÉRY, Paul. Le problème des musées. In: HYTIER, Jean (Ed.). Paul Valéry - Oeuvres II. Paris: Éditions Gallimard, 1960, p. 1290-1293.
URBACH, Henry. Ehxibition as Atmosphere. In: LOG 20 Curating Architecture, New York: Anyone Corporation, Fall 2010, p. 11-17.
ZARDINI, Mirko. Exhibiting and Collecting Ideas: A Montreal Perspective. In: LOG 20 Curating Architecture, New York: Anyone Corporation, Fall 2010, p. 77-84.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 carmela medero rocha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).