Poetics of presence in Anthony McCall solid light films
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p11-34Palabras clave:
Anthony McCall, Péliculas de luz sólida, Walter Benjamin, Hal Foster, Oliver GrauResumen
Mediante un análisis interpretativo de obras seleccionadas y consideraciones de Walter Benjamin, Hal Foster y Oliver Grau, este artículo busca investigar el tipo de recepción que suscitan las “películas de luz sólida” de Anthony McCall (1946). El objetivo es caracterizar una poética de presencia que resista un modo de disfrute vinculado al exceso de estímulos y velocidad, común en dicha sociedad de imágenes.
Descargas
Referencias
ADORNO, Theodor W. “A indústria cultural”. (1967) In: COHN, Gabriel. (Org.) Theodor Adorno: sociologia. São Paulo: Ática, 1986, p. 92-99.
ALMEIDA, Fernanda A. de. Imagens de tempo nas poéticas tecnológicas de Harun Farocki, Bill Viola e Anthony McCall. (Tese) Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. (1981) Lisboa: Relógio d’água, 1991.
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. (1935) In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. “Pequena história da fotografia”. (1931) Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter; SCHÖTTKER, Detlev; BUCK-MORSS, Susan; HANSEN, Mirian. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Organização de Tadeu Capistrano. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
BRITO, Luciana (Galeria). Anthony McCall. São Paulo: Luciana Brito Galeria, 2011.
CRUZ-NEIRA, C. et al. “Surround-screen Projection-based Virtual Reality: the Design and Implementation of the Cave”. In: ACM SIGGRAPH’93, Computer Graphics Proceedings. New York: ACM SIGGRAPH Papers, 1993, p. 135-142.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. (1983) São Paulo: Annablume, 2011.
FOSTER, Hal. O complexo arte-arquitetura. (2011) São Paulo: Cosac Naify, 2015.
FREUD. Sigmund. O mal estar da civilização. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011.
GRAU, Oliver. Arte virtual: da ilusão à imersão. (2003) São Paulo: Editora UNESP: Editora Senac São Paulo, 2007.
HOBBS, Robert. “Anthony McCall’s Cybernetic Systems”. In: Anthony McCall: Solid Light, Performance and Public Works. Barcelona: Ediciones Polígrafa, 2017.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Rio de Janeiro: Forense, 1993.
McCALL, Anthony. “Line Describing a Cone and Related Films”. In: October, v. 103. The MIT Press, 2003.
PLATÃO. A república. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Edufpa, 2017.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia: ensaios. (1977) São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).