La representacion de la ausencia en los vestígios de acción
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v9i9p99-114Palabras clave:
Arte y política, Vestigio, Ausencia, Vestigio de acción, Reparto de lo sensibleResumen
A partir de las preguntas sobre arte y política y el poder de las imágenes planteadas por Jacques Rancière y Georges Didi-Huberman, este artículo propone una discusión sobre las formas de representar la ausencia desde obras entendidas como vestigios de acción. Estas obras, en lugar de traer la imagen representada del cuerpo, a partir de sus huellas, denuncian su ausencia, trayendo a la discusión sobre formas de articular lo visible.
Descargas
Referencias
BHABHA, Homi K. O local da cultura. 2a ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
PALLAMIN, Vera. Aspectos da relação entre o estético e o político em Jacques Rancière. Risco Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, n. 12, p. 6-16, 1 jul. 2010.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento: política e filosofia. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012a
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012b.
SAYRE, Henry M. The object of performance: The american avant-garde since 1970. Chicago: The University of Chicago Press, 1989.
STILES, Kristine. Uncorrupted Joy: International Art Actions. In: SCHIMMEL, P; STILES, K (Org.). Out of Actions: Between Performance and the Object 1949-1979. Catálogo da exposição. New York: Thames and Hudson, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).