La transformación de la realidad de los monumentos en fábula
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v16i16p36-58Palabras clave:
Comunicación, Antropofagia, Efímero, Monumentos, Mitos universalesResumen
El artículo abarca la serie La caída de los mitos universales de la artista Marta Minujín, experiencias monumentales efímeras en espacios públicos de todo el mundo, proponiendo examinar la cuestión mítica importada del pasado, la ejecución que involucra lugares y objetos del presente, la recepción masiva que incluye la consumación de la propia obra como futuro del proceso de creación.
Descargas
Referencias
PERROT, Michelle (org.). História da vida privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: EDUSP, 2017.
SANTOS, Milton. Elogio da lentidão. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1103200109.htm. Acesso em: 12 fev. 2024.
VATTIMO, Gianni. Adeus à verdade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.
VERHEIJ, Gerbert. “Monumentos coloniais em tempos pós-coloniais. A estatuária de Lourenço Marques.” Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França, 2ª edição revista e aumentada, coord. TORRAS, Begoña Farré (coord.). Lisboa, AHPA, 2014, pp. 36–45. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2024.
VIRILIO, Paul. Estética da desaparição. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
VIRILIO, Paul. Espaço crítico. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
Fontes eletrônicas e sites
LEGISLAÇÃO:
AVENTURAS na história. Disponível em: >https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/rj-camara-municipal-proibe-estatuas-de-pessoas-que-violaram-direitos-humanos.phtml< . Acesso em: 04 dez. 2023.
RIO DE JANEIRO, Câmara. Disponível em: >https://aplicnt.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/contlei.nsf/<. Acesso em 20 jan. 2024.
CNN Brasil. Disponível em: >https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/camara-do-rio-aprova-projeto-que-proibe-homenagens-a-escravocratas/<. Acesso em 04 dez.2023.
FOLHA UOL. Disponível em: >https://www1.folha.uol.com.br/amp/cotidiano/2023/11/rio-proibe-estatuas-de-escravocratas-e-de-pessoas-que-violaram-direitos-humanos.shtml<. Acesso em 04 dez. 2023
G1. Disponível em: >https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/07/lei-que-muda-nome-do-minhocao-para-elevado-joao-goulart-e-sancionada.html< . Acesso em: 12 fev. 2024.
ÚLTIMO Segundo. Disponível em: >https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2020-01-23/sao-paulo-tem-33-ruas-que-homenageiam-personagens-e-datas-da-ditadura<. Acesso em 12 fev. 2024.
MANIFESTO FUTURISTA:
Disponível em: >https://colegiodearquitetos.com.br/wp-content/uploads/2017/04/futurismo.pdf< . Acesso em: 20 jan. 2024.
MARTA MINUJÍN:
ARCHDAILY. Disponível em: >https://www.archdaily.com.br/br/964466/marta-minujin-desloca-o-big-ben-para-manchester< . Acesso em: 09 jan. 2024.
LA CAPITAL, Diario. Disponível em: >https://www.lacapitalmdp.com/el-big-ben-acostado-de-marta-minujin-la-artista-presento-una-obra-hecha-con-20-mil-libros-politicos/< . Acesso em 09 jan. 2024.
NA PUPILA. Disponível em: >https://napupila.com.br/2021/12/24/the-parthenon-of-books-1983-2017-marta-minujin/< . Acesso em 20 jan. 2024.
PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Disponível em: >https://pinacoteca.org.br/programacao/exposicoes/marta-minujin-ao-vivo/. Acesso em 23 jan. 2024.
MONUMENTOS COLONIAIS:
Disponível em: >https://www.paper-cloud.net/archive/post/2012-monumentos-coloniais-tempos-pos-coloniais-chap/<. Acesso em: 12 fev. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Anna Maria Abrão Khoury Rahme
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).