O desamparo do espectador nos projetos de Peter Eisenman da década de 1960
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v10i10p277-298Palavras-chave:
Eisenman, Peter D., 1932, Arquitetura pós-moderna, Formalismo (Arte), Teoria da arquitetura, BiopolíticaResumo
Leitura do início da carreira de Peter Eisenman, entre 1967 e 1978, identificando críticas desenvolvidas por Michael Hays e Hal Foster que o apontam como produtor de imagens. Aproximando nesse processo da operação que Eisenman faz a partir da abstração moderna e sua influência entre o produtor e o espectador. Condição lida a partir do desamparo como discutido por Vladimir Safatle.
Downloads
Referências
ARGAN, Giulio C. História da Arte como História da Cidade. São Paulo, Martins Fontes, 2014.
ARANTES, Otilia B. F. O lugar da arquitetura depois dos modernos. São Paulo, Edusp, 1993.
BURGER, Peter. Teoria da Vanguarda. São Paulo. Cosac Naify, 2008.
DERRIDA, Jacques. A Certain Impossible Possibility of Saying the Event in Critical Inquiry, The Univertsity of Chicago Press, Vol. 33, No. 2, 2007. P.441-461.
DERRIDA, Jacques. Khôra. Papirus, 1995.
DERRIDA, Jacques. Point de Folie - Maintenant l'architecture in HAYES, Michael. Architecture Theory Since 1969. The MIT Press, 1998. P.570-581.
DERRIDA, Jacques; HANEL, Hilary P. A Letter to Peter Eisenman. Assemblage, [s.l.], n. 12, p.6-13, ago. 1990.
DAVIDSON, Cynthia. The Absence of the Presence; or, The Void. In: DAVIDSON, Cynthia (org.) Tracing Eisenman. Nova York: Rizolli International Publications, Inc., 2006b, p. 25-31.
EISENMAN, Peter. Aspects of Modernism: Maison Dom-ino and the Self-Referential Sign. Log, Nova York, n. 30, 2014, p.139-151.
EISENMAN, Peter. Cardboard Architecture, in Casabella, 374, 1973. P.17-31.
EISENMAN, Peter. Dall’Oggetto alla Relazionalità: la Casa del Fascio di Terragni. Casabella, [S.l.], n. 344, p.38-41, 1970.
EISENMAN, Peter. Diagram: An Original Scene Of Writing. Any: Architecture New York, Nova York, p.27-29, 1998.
EISENMAN, Peter. Diagram Diaries. [S.l.]: Universe Publishing, 1999.
EISENMAN, Peter. From Object to Relationship II: Casa Giuliani Frigerio: Giuseppe Terragni Casa del Fascio. Perspecta, New Haven, vol. 13/14, p.36-65, 1971.
EISENMAN, Peter. House VI. Progressive Architecture, [s.l.], v. 58, n. 6, jun. 1977. p.57-67.
EISENMAN, Peter. House X. [s.l.]: Rizzoli, 1982.
EISENMAN, Peter. The End of the Classical:The End of the Beginning, the End of the End, in NESBITT, Kater (org.). Theorizing a New Agenda for Architecture. Nova York, Princeton Architectural Press. 1996b. P.211-227.
EISENMAN, Peter. The Formal Basis of Modern Architecture. Zurich: Lars Muller Publishers, 2006.
EISENMAN, Peter. Notes on Conceptual Architecture, in Eisenman Inside Out. Yale University Press, 2004. p.10-27.
EISENMAN, Peter. Post-Functionalism, in NESBITT, Kater (org.). Theorizing a New Agenda for Architecture. Nova York, Princeton Architectural Press. 1996a. P.78-83.
EISENMAN, Peter. Post/El Cards: A Reply to Jacques Derrida. Assemblage, [s.l.], n. 12, p.14-17, ago. 1990.
EISENMAN, Peter. Towards an Understanding of Form in Architecture. Architectural Design, [s.l.], out. 1963. p.458-459.
EISENMAN, Peter et al. Five Architects: Eisenman, Graves, Gwathmey, Hejduk, Meier. [S.l.]: Oxford University Press, 1975.
EVANS, Robin. Not to be used for wrapping purposes. Peter Eisenman: Fin d’Ou T Hou S. in AA Files, Londres, n. 10, p. 68-78, 1985.
FOSTER, Hal. O Retorno do Real. São Paulo. Ubu Editora, 2017.
FOSTER, Hal. O Complexo Arte-Arquitetura. Ubu Editora, 2017.
IZAR, Gabriela. Diagramática: descrição e criação das formas na arquitetura seriada de Peter Eisenman. Tese (Doutorado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
KIPNIS, Jeffrey. Twisting the Separatrix. In: HAYS, Michael (org.). Architecture Theory Since 1968. Cambridge, Estados Unidos: MIT Press, 1998, p. 710-742.
PORTO FILHO, Gentil. O fim do objeto: linguagem e experimentação na arquitetura depois do modernismo. 2004. Tese (Doutorado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
HAYS, Michael. Architecture’s Desire. Cambridge, MIT Press, 2010.
JAMESON, Fredric. Periodizando os anos 60. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Pós-Modernismo e Política. Rio de Janeiro: Rocco, 1992. P.81-126.
JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo: a Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. Ática. 1996.
JENCKS, Charles. Arquitetura Internacional: Ultimas tendências. Gustavo Gili Editorial S.A., 1989.
JOHNSON, Philip; WIGLEY, Mark. Deconstructivist architecture: Catálogo de exposição. [s.l.]: MoMA, 1988.
MONEO, Rafael. Inquietação Teórica e Estratégia Projetual. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
MONTANER, Josep Maria. Depois do Movimento Moderno: Arquitetura da Segunda Metade do Século XX. Gustavo Gili, 2001.
SAFATLE, Vladimir. O Circuito dos Afetos: Corpos Políticos, Desamparo e o Fim do Indivíduo. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2016.
SPERLING, David Moreno. Espaço e evento: Considerações Críticas sobre a Arquitetura Contemporânea. 2008. Tese (Doutorado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
TELLES, Sophia. Urgência Distraída. In MASP. Malhas, Escalas, Rastros e Dobras na Obra de Peter Eisenman: Catálogo de exposição, São Paulo: MASP, 1993, p. 9-14.
TSCHUMI, Bernard. Architecture and Disjunction, The MIT Press, 1996.
VIDLER, Anthony. Histories of the Immediate Present: Inventing Architectural Modernism. 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Bruno Juliani Mentone
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).