A utilização da abordagem Orff-Schulwerk nas aulas de música direcionadas para o Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.228055

Palavras-chave:

Ensino fundamental I , abordagem orfiana , histórico , função , princípios e competências pedagógicas

Resumo

O presente artigo descreve os princípios pedagógicos da abordagem Orff-Schulwerk, idealizada pelo compositor Carl Orff, bem como sua adequação às competências pedagógicas veiculadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), principalmente aquelas direcionadas para as aulas de música realizadas na educação básica brasileira ‘anos iniciais’. Este documento normativo projeta e define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais nas áreas de conhecimento que integram o currículo escolar da educação básica e tem a música como uma dessas áreas. A fundamentação teórica do artigo está embasada nos textos de João Cunha, Sara Carvalho e Verena (2015), Wolfgang Hartmann (2021), Cintia Lopes (1991), Carl Orff (1964) e Melita Bona (2012), que descrevem parte da história dessa abordagem, sua função e intenção pedagógica e sua aplicabilidade no ensino musical em geral. O relato possibilitará aos educadores musicais e professores de música, obterem maior conscientização da utilização dessa pedagogia nas aulas de música realizadas na educação básica ou em qualquer outro organismo destinado ao ensino e aprendizagem musical.

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Biografia do Autor

  • Rafael Felipe dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutorando em Educação Musical pela Unesp, licenciado em Educação Musical, pedagogo e pós-graduado em Ensino Musical Coletivo pelo Centro Universitário Claretiano (2017 a 2021). Foi aluno do Curso Livre do Grupo de Metais da Academia da Osesp como trompetista (2012 a 2013) e atuou como vice-presidente do Conselho de Políticas Culturais da cidade de Jacareí de 2015 a 2017. Atualmente, é professor e coordenador pedagógico da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, onde trabalha na implementação das aulas de Educação Musical dentro do projeto de escola em tempo integral do município. Também é integrante do Instituto de Arte e Cultura Maestro Mauro Messias, atuando como gestor pedagógico e formador das oficinas de Arte, Cultura e Educação em diversos municípios.

     

  • Sonia Regina Albano de Lima, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutora em Comunicação e Semiótica (Artes) pela PUC-SP, com pós-doutorado em Música pelo IA-UNESP. Possui bacharelado em Direito pela USP e em Instrumento (piano) pela Faculdade de Música Carlos Gomes. Foi diretora e professora da Escola Municipal de Música de São Paulo e da Faculdade de Música Carlos Gomes. Desde 2005, é docente do Programa de Pós-Graduação em Música do IA-UNESP. Possui inúmeras publicações de livros e artigos científicos nas áreas de educação musical, música e interdisciplinaridade. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música de 2015 a 2019. Atualmente, é membro de conselhos editoriais e consultivos de revistas e coletâneas científicas nacionais e internacionais de música.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Santos, R. F. dos ., & Lima, S. R. A. de. (2024). A utilização da abordagem Orff-Schulwerk nas aulas de música direcionadas para o Ensino Fundamental I. Revista Da Tulha, 10(2), 77-99. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.228055