A utilização da abordagem Orff-Schulwerk nas aulas de música direcionadas para o Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.228055Palavras-chave:
Ensino fundamental I , abordagem orfiana , histórico , função , princípios e competências pedagógicasResumo
O presente artigo descreve os princípios pedagógicos da abordagem Orff-Schulwerk, idealizada pelo compositor Carl Orff, bem como sua adequação às competências pedagógicas veiculadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), principalmente aquelas direcionadas para as aulas de música realizadas na educação básica brasileira ‘anos iniciais’. Este documento normativo projeta e define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais nas áreas de conhecimento que integram o currículo escolar da educação básica e tem a música como uma dessas áreas. A fundamentação teórica do artigo está embasada nos textos de João Cunha, Sara Carvalho e Verena (2015), Wolfgang Hartmann (2021), Cintia Lopes (1991), Carl Orff (1964) e Melita Bona (2012), que descrevem parte da história dessa abordagem, sua função e intenção pedagógica e sua aplicabilidade no ensino musical em geral. O relato possibilitará aos educadores musicais e professores de música, obterem maior conscientização da utilização dessa pedagogia nas aulas de música realizadas na educação básica ou em qualquer outro organismo destinado ao ensino e aprendizagem musical.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO ORFF BRASIL. “Associação Orff está em plena atividade no Brasil”. Jornal da ABRAORFF, São Paulo, n. 3, dez. 2008. Disponível em: https://abraorff.org.br/wp-content/uploads/2021/06/ABRAORFF_dez_2006.pdf (acesso: 20/05/2024).
ASSOCIAÇÃO ORFF BRASIL. “Histórico”. ABRAORFF, São Paulo, 2024a. Disponível em: https://abraorff.org.br/historico/ (acesso: 20/07/2024).
ASSOCIAÇÃO ORFF BRASIL. “Quem somos”. ABRAORFF, São Paulo, 2024b. Disponível em: https://abraorff.org.br/quem-somos/ (acesso: 29/07/2024).
BONA, M. “Palco e Bastidores”. In MATTEIRO, T; ILARI, B. (orgs.). Pedagogias em educação musical, Curitiba, Intersaberes, 2012. p. 127-128
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ (acesso: 29/07/2024).
CUNHA, J.; CARVALHO, S.; MASCHAT, V. Abordagem Orff-Schulwerk: história, filosofia e princípios pedagógicos. Aveiro, UA Editora, 2015.
FERNANDES, J. N.; JUSTI, L. A. M. A instrumentação. In: FERNANDES, J. N.; JUSTI, L. A. M. (orgs.). Canções do Brasil: para Conjunto Orff. Tomo III. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto Villa-Lobos/UNIRIO, 2018. p. 11-13.
FERNANDES, J. N.; JUSTI, L. A. M. (orgs.). Canções do Brasil: para Conjunto Orff. Tomo III. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto Villa-Lobos/UNIRIO, 2018.
FONTERRADA, M. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo, Editora UNESP, 2008.
GRAETZER, G.; YEPES, A. Introducción a la práctica del Orff-Schulwerk. 3. ed. Buenos Aires, Barry, 1961.
HARTMANN, W. Looking at the roots: a guide to understanding Orff Schulwerk. Chicago, Pentatonic Press, 2021.
HASELBACH, B. “Reflexiones sobre los aspectos educativos de la danza em el Orff Schulwerk”. In HASELBACH, B.; MASCHAT, V.; SASTRE, F. (orgs.). Textos sobre teoría y práctica del Orff Schulwerk. Vitoria-Gasteiz, AgrupArte, 2011. p. 71-78
LOPES, C. T. M. A pedagogia musical de Carl Orff. Em Pauta, Porto Alegre, v. 3, n. 3, jun. 1991.
ORFF, C. Orff-Schulwerk: Ruckblick und Ausblick [Orff-Schulwerk: past and future]. In THOMAS, W.; GOTZE, W. (eds.). Orff-Institut, 1963. Mainz, Schott, 1964.
NUNES, T. “O que é competência e habilidade na BNCC?”. Ponto Didática, São Paulo 2022. Disponível em: https://pontodidatica.com.br/o-que-e-competencia-e-habilidade-na-bncc/ (acesso em: 01/08/2024).
SANTOS, C. L. S. Música e movimento na educação infantil: diálogos possíveis e conexões entre a Base Nacional Comum Curricular e práticas pedagógicas com crianças de 5 anos a partir da perspectiva da abordagem Orff-Schulwerk. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Docência para a Educação Básica) — Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Felipe dos Santos, Sonia Regina Albano de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença CC-BY-NC