O pulo do gato da indústria da cultura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.131541Palabras clave:
indústria da cultura, ensino musical, arte, cultura, cançãoResumen
Discussão crítica sobre as manifestações musicais produzidas para o consumo industrializado, destacando suas especificidades e usos, da informalidade espontânea ao controle mercadológico/ideológico da indústria da cultura (ADORNO, 1944) e do entretenimento dirigido, suas consequências e perspectivas na sociedade contemporânea de sensibilidade adestrada e gosto nivelado. Em contrapartida, o universo transgressor da arte e o impacto do ensino da música enquanto linguagem (compreensão da obra e a construção do gosto e do juízo estético) como possibilidades de formação crítica e resistência à essa estrutura de controle e de consumo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo bajo la licencia de atribución Creative Commons CC-BY-NC:
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.