Villa-Lobos: música erudita brasileira como cânone regional em relação à música nativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.142771

Palavras-chave:

música brasileira, Heitor Villa-Lobos, cânone, música ocidental, temática indígena

Resumo

O trabalho pretende estudar as possíveis relações entre o cânone estabelecido na música do Ocidente, comparando-o com a música erudita brasileira. Para isso, apresentaremos algumas considerações do compositor Heitor Villa-Lobos sobre a música brasileira, bem como, características de suas obras com temática indígena. Em seguida, essas relações serão confrontadas com as próprias manifestações da música nativa brasileira.

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Biografia do Autor

  • Nicolás Ramirez Salaberry, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Nicolás Ramirez Salaberry é mestre em música (musicologia/ etnomusicologia) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP). É bacharel em música com habilitação em regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Comunicação

Como Citar

Salaberry, N. R. (2017). Villa-Lobos: música erudita brasileira como cânone regional em relação à música nativa. Revista Da Tulha, 3(2), 127-136. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.142771