Proposta de terminologia para a descrição e classificação da cerâmica arqueológica dos grupos pertencentes à família linguística tupi-guarani

Auteurs

  • Maria Cristina Mineiro Scatamacchia Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2004.89692

Mots-clés :

Sistema de classificação, Tradição ceramista, Tupi-guarani, Estudo de cultura material.

Résumé

A proposta aqui apresentada é produto de trabalhos anteriores (Scatamacchia, Caggiano e Jacobus 1991; Scatamacchia, Fonseca e Pilón 2003) que tiveram a preocupação de estabelecer definições precisas para a descrição e classificação cerâmica partindo de um quadro referencial que permitisse identificações rápidas e correlações amplas. As discussões levaram à criação de um sistema objetivo, a partir de um quadro de referência para a classificação das vasilhas cerâmicas arqueológicas pertencentes aos grupos de filiação lingüística tupi-guarani. Tomamos como base para a apresentação os termos referentes às diferentes etapas da produção de uma vasilha cerâmica, e que deverão ser considerados para a descrição e classificação. Eles reúnem a descrição das técnicas que envolvem o projeto inicial do artesão, a busca da matéria prima, sua preparação, a forma e a escolha da decoração. Este conjunto vai garantir uma identificação básica do artefato e do domínio tecnológico do grupo, que servirá de referência para a sua inserção no contexto social. A proposta é um sistema aberto de descrição que permite a classificação das vasilhas cerâmicas dentro de uma categoria classificatória extensa, que pode ser desdobrada posteriormente dentro das variáveis que indicam as especificidades regionais ou locais.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Maria Cristina Mineiro Scatamacchia, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia
    Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, Bolsista do CNPq.

Téléchargements

Publiée

2004-12-09

Numéro

Rubrique

Estudos de Arqueoacústica e usos de tecnologias digitais

Comment citer

SCATAMACCHIA, Maria Cristina Mineiro. Proposta de terminologia para a descrição e classificação da cerâmica arqueológica dos grupos pertencentes à família linguística tupi-guarani. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 14, p. 291–307, 2004. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2004.89692. Disponível em: https://revistas.usp.br/revmae/article/view/89692.. Acesso em: 16 juill. 2024.