Proposta de terminologia para a descrição e classificação da cerâmica arqueológica dos grupos pertencentes à família linguística tupi-guarani

Autores

  • Maria Cristina Mineiro Scatamacchia Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2004.89692

Palavras-chave:

Sistema de classificação, Tradição ceramista, Tupi-guarani, Estudo de cultura material.

Resumo

A proposta aqui apresentada é produto de trabalhos anteriores (Scatamacchia, Caggiano e Jacobus 1991; Scatamacchia, Fonseca e Pilón 2003) que tiveram a preocupação de estabelecer definições precisas para a descrição e classificação cerâmica partindo de um quadro referencial que permitisse identificações rápidas e correlações amplas. As discussões levaram à criação de um sistema objetivo, a partir de um quadro de referência para a classificação das vasilhas cerâmicas arqueológicas pertencentes aos grupos de filiação lingüística tupi-guarani. Tomamos como base para a apresentação os termos referentes às diferentes etapas da produção de uma vasilha cerâmica, e que deverão ser considerados para a descrição e classificação. Eles reúnem a descrição das técnicas que envolvem o projeto inicial do artesão, a busca da matéria prima, sua preparação, a forma e a escolha da decoração. Este conjunto vai garantir uma identificação básica do artefato e do domínio tecnológico do grupo, que servirá de referência para a sua inserção no contexto social. A proposta é um sistema aberto de descrição que permite a classificação das vasilhas cerâmicas dentro de uma categoria classificatória extensa, que pode ser desdobrada posteriormente dentro das variáveis que indicam as especificidades regionais ou locais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Mineiro Scatamacchia, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia
    Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, Bolsista do CNPq.

Downloads

Publicado

2004-12-09

Edição

Seção

Estudos de Arqueoacústica e usos de tecnologias digitais

Como Citar

SCATAMACCHIA, Maria Cristina Mineiro. Proposta de terminologia para a descrição e classificação da cerâmica arqueológica dos grupos pertencentes à família linguística tupi-guarani. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 14, p. 291–307, 2004. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2004.89692. Disponível em: https://revistas.usp.br/revmae/article/view/89692.. Acesso em: 2 jan. 2025.