Análise da escassez hídrica brasileira em 2014
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i104p125-132Palavras-chave:
seca brasileira de 2014, variabilidade climática, El Niño, sistema de alta pressão do Atlântico Sul.Resumo
A recente diminuição das chuvas e seus reflexos nos recursos hídricos brasileiros afetaram todas as atividades produtivas, do abastecimento urbano à geração de energia elétrica. Este artigo compreende uma análise dos possíveis e plausíveis mecanismos dinâmicos e termodinâmicos associados à variabilidade e às mudanças climáticas e seus impactos no ciclo hidrológico global, em particular do ramo diretamente conectado com as chuvas sobre a América do Sul. As análises sugerem como principal fator o recente resfriamento do Polo Antártico, combinado à dinâmica climática do aquecimento e resfriamento dos oceanos Pacífico e Atlântico Sul e às alterações que esses ciclos de 4 a 11 anos causam nas circulações atmosféricas e oceânicas de grande escala.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |