Democracia na América Latina: mudanças e persistências
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i109p43-52Palavras-chave:
fim de ciclo, democracia, ciclo político, referendo, ciclo estatalResumo
Este ensaio indaga sobre a noção de “fim de ciclo” estabelecendo uma distinção entre “ciclo político” e “ciclo estatal”. No primeiro caso, manifesta-se uma mudança no mapa político da América Latina que mostra um sinal diferente à “guinada para a esquerda” que caracterizou os primeiros anos do século XXI. No segundo caso, a transformação é menos evidente e previsível, posto que os modelos de desenvolvimento e padrões de acumulação não serão desmantelados sem conflito social nem desestabilização política, tal como acontece na Argentina, no Brasil e na Venezuela. No caso da Bolívia, a análise se concentra no referendo realizado em fevereiro de 2016 e que culminou com a derrota do MAS, que pretendia uma reforma parcial da CPE para viabilizar a postulação de Evo Morales nas eleições de 2019. O resultado nas urnas colocou limites na capacidade hegemônica do MAS e afirmou a solidez da democracia.
Downloads
Referências
CALDERÓN, Fernando. América Latina y el Caribe: Tiempos de Cambio. Nuevas Consideraciones Sociológicas sobre la Democracia y el Desarrollo. Buenos Aires, Teseo/Flacso, 2012.
CAVAROZZI, Marcelo. El Capitalismo Político Tardío y su Crisis en América Latina. Buenos Aires, Homo Sapiens, 1996.
CHERESKY, Isidoro. El Nuevo Rostro de la Democracia. Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica, 2015.
GARRETÓN, Manuel Antonio. Hacia una Nueva Era Política. Estudio sobre las Democratizaciones. Santiago de Chile, FCE, 1995.
GUDYNAS, Eduardo. “El Nuevo Extractivismo Progresista. Tesis sobre un Viejo Problema Bajo Nuevas Expresiones”, in El Observador, n. 8. La Paz, Cedla, 2010.
MAYORGA, Fernando. Incertidumbres Tácticas. Ensayos sobre Democracia, Populismo y Ciudadanía. La Paz, PIEB/Ciudadanía/Plural, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |