É possível contribuir para a formação ética de nossos juristas? Desafios para o ensino jurídico no Brasil

Autores

  • Oscar Vilhena Vieira Fundação Getulio Vargas. Escola de Direito de São Paulo.
  • José Garcez Ghirardi Fundação Getulio Vargas. Escola de Direito de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i110p43-54

Palavras-chave:

ética, educação jurídica, metodologia de ensino, faculdades de direito

Resumo

Este artigo discute a contribuição que os cursos de direito podem oferecer para a formação ética de seus alunos e apresenta uma nova proposta para o ensino de ética. A primeira seção analisa a forma tradicional de se conceber o ensino dessa disciplina em cursos jurídicos; a segunda reflete sobre a relação entre interesses, ética e visões de mundo; a terceira apresenta propostas para o ensino da ética nos cursos jurídicos, sugerindo que o debate em sala de aula sobre casos concretos tem maior potencial de contribuição efetiva para a formação ética dos alunos do que o método expositivo tradicionalmente utilizado no Brasil. 

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Biografia do Autor

  • Oscar Vilhena Vieira, Fundação Getulio Vargas. Escola de Direito de São Paulo.

    é professor de Direito Constitucional da FGV Direito SP

  • José Garcez Ghirardi, Fundação Getulio Vargas. Escola de Direito de São Paulo.

    é professor e coordenador do Núcleo de Metodologia de Ensino da FGV Direito SP

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Publicado

2017-01-05

Edição

Seção

Dossiê ética e sociedade

Como Citar

VIEIRA, Oscar Vilhena; GHIRARDI, José Garcez. É possível contribuir para a formação ética de nossos juristas? Desafios para o ensino jurídico no Brasil. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 110, p. 43–54, 2017. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i110p43-54. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/125321.. Acesso em: 22 dez. 2024.