Canção popular, Marcos Santos/USP imagens música e poesia: períodos, categorias e níveis de articulação composicional

Autores

  • Sergio Molina Faculdade Santa Marcelina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i111p79-88

Palavras-chave:

música popular, canção, poesia, sonoridades, Antônio Carlos Jobim, Milton Nascimento

Resumo

Este artigo discute a canção popular no que diz respeito aos seus processos composicionais, levando-se em conta tanto os enlaces entre melodia e letra quanto outras operações específicas do artesanato musical que se adensaram no pós-década de 1960. Como estratégia de argumentação, é proposta uma divisão em períodos ao longo do século XX e em categorias no que diz respeito ao peso que a letra ou a música pode assumir em sua interação. Como conclusão, partindo de referenciais de Octavio Paz, exploramos diferenças e semelhanças entre poesia escrita e música, e sugerimos caminhos para um aprofundamento nas análises musicológicas desse objeto multidisciplinar. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sergio Molina, Faculdade Santa Marcelina

    é professor da Faculdade Santa Marcelina

Referências

CAMPOS, Augusto de. Balanço da Bossa e Outras Bossas. 5ª ed. São Paulo, Perspectiva, 2012.

GUIGUE, Didier. Estética da Sonoridade. São Paulo, Perspectiva, 2011.

MACONIE, Robin; STOCKHAUSEN, Karlheinz. Sobre a Música. São Paulo, Madras, 2009.

MOLINA, Sergio Augusto. A Composição de Música Popular Cantada: A Construção de Sonoridades e a Montagem dos Álbuns no Pós-Década de 1960. Tese de doutorado. São Paulo, ECA-USP, 2014.

PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo, Cosac Naify, 2012.

SEVERIANO, Jairo; HOMEM DE MELLO, Zuza. A Canção no Tempo: 85 Anos de Músicas Brasileiras (Vol. 1: 1901-1957). São Paulo, Editora 34, 1997.

. A Canção no Tempo: 85 Anos de Músicas Brasileiras (Vol. 2: 1958-1985). São Paulo, Editora 34, 1998.

TATIT, Luiz. O Século da Canção. Cotia, Ateliê Editorial, 2004.

TRAVASSOS, Elizabeth. “Um Objeto Fugidio: Voz e ‘Musicologias’”, in Palavra Cantada: Ensaios sobre Poesia, Música e Voz. Org. Claudia Neiva Matos, Elizabeth Travassos, Fernanda Teixeira de Medeiros. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2008.

WISNIK, José Miguel. Sem Receita: Ensaios e Canções. São Paulo, Publifolha, 2004.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Dossiê música popular brasileira na usp

Como Citar

MOLINA, Sergio. Canção popular, Marcos Santos/USP imagens música e poesia: períodos, categorias e níveis de articulação composicional. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 111, p. 79–88, 2016. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i111p79-88. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/127603.. Acesso em: 18 nov. 2024.